IMPRENSA
05 de September de 2025 - 17h05

A- A A+

Independência do Brasil é lembrada em Ato Cívico no SENAI CEET Porto Velho

O SENAI CEET Porto Velho realizou nesta sexta-feira, 5, um Ato Cívico em alusão à Independência do Brasil, celebrada oficialmente nesse domingo, 7 de setembro. O encontro reuniu alunos da Aprendizagem Industrial e colaboradores da instituição em um momento de reflexão sobre os significados da independência no contexto atual.


A cerimônia começou com a execução do Hino Nacional Brasileiro, entoado pelos aprendizes que iniciam sua trajetória profissional no SENAI e futuramente estarão inseridos na indústria, contribuindo para o desenvolvimento do país.


A gerente da unidade, Juliane Loubach Sordino, frisou a relevância de integrar valores à formação técnica. “Formar profissionais é formar cidadãos conscientes, comprometidos com o futuro do nosso país. A independência que comemoramos hoje se constrói com conhecimento, trabalho e responsabilidade social”, disse.


A coordenadora de educação, Juliene Gonçalves, ressaltou o papel da aprendizagem industrial como início da caminhada profissional dos jovens. “Cada aluno aqui presente já está dando os primeiros passos rumo à sua independência profissional. Acreditamos que a educação técnica é um dos pilares para o crescimento do Brasil e para a realização dos sonhos de nossos jovens”, afirmou.


O aluno Kauã Gabriel Rodrigues, do curso de padeiro e confeiteiro da Aprendizagem Industrial Básica, salientou a importância da celebração. “Acredito que esse momento integra a história ao nosso dia a dia como estudantes do SENAI”, afirmou.


Além da solenidade, os estudantes participaram de atividades de reflexão sobre a responsabilidade da juventude na construção de uma nação preparada para enfrentar os desafios do futuro. O Ato Cívico reuniu aprendizado, cultura e cidadania, fortalecendo a integração entre a formação técnica e o desenvolvimento social dos participantes.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Maratonista Leandro Carlos compartilha trajetória com alunos SESI de Cacoal

Professores do SESI Pimenta Bueno participam da formação “Vivências da Infância”

Dinâmica promove interação e aprendizado entre estudantes do SENAI Ariquemes

Alunos do NEM e EJA do SESI respondem pesquisa nacional de egressos