IMPRENSA
01 de September de 2025 - 14h13

A- A A+

SESI de Porto Velho desenvolve aula socioemocional com alunos do Ensino Fundamental

A unidade do SESI de Porto Velho, por meio da disciplina de Empreendedorismo e Ética, promoveu nos dias 20 e 27 de agosto uma experiência diferenciada com a turma do 8º ano C do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Liliana Borges de Oliveira. O tema central foi: “Trabalhando as Emoções: identificando, expressando e compartilhando as emoções”.


A proposta buscou estimular a reflexão dos estudantes sobre sentimentos e comportamentos vivenciados no cotidiano, ao nível individual e coletivo. Durante as aulas, os alunos participaram de dinâmicas individuais e em grupo, encenaram pequenas situações teatrais e, em seguida, integraram rodas de conversa voltadas ao diálogo e à troca de percepções sobre como lidar com situações emocionais.


Na aula, os alunos participaram de dinâmicas individuais e em grupo. Foram realizados pequenos teatros, nos quais receberam comandos para expressar diferentes emoções de forma criativa e divertida. Em seguida, houve rodas de conversa, que proporcionaram momentos de reflexão, compartilhamento de sentimentos e troca de ideias sobre como lidar com situações emocionais no dia a dia. Essa vivência ofereceu um espaço de acolhimento e diálogo, permitindo que os estudantes saíssem do contexto teórico da sala de aula e experimentassem na prática o exercício da escuta, da empatia e do autoconhecimento.


Conforme a professora Liliana, o envolvimento da turma foi evidente. “Ao trabalharmos as emoções de forma prática, eles puderam se expressar com liberdade e refletir sobre seus sentimentos. Foi gratificante ver a turma se divertindo, aprendendo e, ao mesmo tempo, fortalecendo valores essenciais para a vida”, afirmou.


O aluno João Pedro Almeida comentou sobre sua experiência nesta proposta da professora Liliana. “Eu gostei muito da aula porque consegui falar e mostrar minhas emoções sem ter vergonha. Foi importante ouvir meus colegas e perceber que todo mundo sente coisas parecidas. Acho que agora vou conseguir controlar melhor algumas situações do dia a dia”, disse.


A pedagoga da unidade, Heleny Nunes da Silva, avaliou a iniciativa como parte do processo formativo. “Os momentos de escuta e reflexão ajudam a preparar cidadãos mais conscientes e capazes de enfrentar os desafios da vida”, observou.


Para a coordenadora de Educação, Vanessa Pereira Sousa, o trabalho com o tema contribui para o desenvolvimento dos estudantes. “Essas experiências favorecem o autoconhecimento e o respeito ao próximo, além de ampliar a compreensão sobre a importância das relações humanas no processo de aprendizagem”, concluiu.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

FIERO celebra Dia Internacional da Mulher

Projeto do HUB de inovação do SENAI-RO recebe acompanhamento do DN

SENAI-RO conclui curso de mecânica para reeducandos do presídio Milton Soares

SESI de Pimenta Bueno organiza nova edição da Sexta da Alegria