FIERO celebra Dia Internacional da Mulher
SESI de Porto Velho desenvolve aula socioemocional com alunos do Ensino Fundamental

A unidade do SESI de Porto Velho, por meio da disciplina de Empreendedorismo e Ética, promoveu nos dias 20 e 27 de agosto uma experiência diferenciada com a turma do 8º ano C do Ensino Fundamental, sob a orientação da professora Liliana Borges de Oliveira. O tema central foi: “Trabalhando as Emoções: identificando, expressando e compartilhando as emoções”.
A proposta buscou estimular a
reflexão dos estudantes sobre sentimentos e comportamentos vivenciados no
cotidiano, ao nível individual e coletivo. Durante as aulas, os alunos
participaram de dinâmicas individuais e em grupo, encenaram pequenas situações
teatrais e, em seguida, integraram rodas de conversa voltadas ao diálogo e à
troca de percepções sobre como lidar com situações emocionais.
Na aula, os alunos
participaram de dinâmicas individuais e em grupo. Foram realizados pequenos
teatros, nos quais receberam comandos para expressar diferentes emoções de forma
criativa e divertida. Em seguida, houve rodas de conversa, que proporcionaram
momentos de reflexão, compartilhamento de sentimentos e troca de ideias sobre
como lidar com situações emocionais no dia a dia. Essa vivência ofereceu um
espaço de acolhimento e diálogo, permitindo que os estudantes saíssem do
contexto teórico da sala de aula e experimentassem na prática o exercício da
escuta, da empatia e do autoconhecimento.
Conforme a professora Liliana,
o envolvimento da turma foi evidente. “Ao trabalharmos as emoções de forma
prática, eles puderam se expressar com liberdade e refletir sobre seus
sentimentos. Foi gratificante ver a turma se divertindo, aprendendo e, ao mesmo
tempo, fortalecendo valores essenciais para a vida”, afirmou.
O aluno João Pedro Almeida comentou
sobre sua experiência nesta proposta da professora Liliana. “Eu gostei muito da
aula porque consegui falar e mostrar minhas emoções sem ter vergonha. Foi importante
ouvir meus colegas e perceber que todo mundo sente coisas parecidas. Acho que
agora vou conseguir controlar melhor algumas situações do dia a dia”, disse.
A pedagoga da unidade, Heleny
Nunes da Silva, avaliou a iniciativa como parte do processo formativo. “Os
momentos de escuta e reflexão ajudam a preparar cidadãos mais conscientes e
capazes de enfrentar os desafios da vida”, observou.
Para a coordenadora de
Educação, Vanessa Pereira Sousa, o trabalho com o tema contribui para o
desenvolvimento dos estudantes. “Essas experiências favorecem o
autoconhecimento e o respeito ao próximo, além de ampliar a compreensão sobre a
importância das relações humanas no processo de aprendizagem”, concluiu.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Projeto do HUB de inovação do SENAI-RO recebe acompanhamento do DN
SENAI-RO conclui curso de mecânica para reeducandos do presídio Milton Soares
SESI de Pimenta Bueno organiza nova edição da Sexta da Alegria