Torneio SESI de Robótica incentiva aprendizado e cooperação nos alunos em Pimenta Bueno
Atividade no SESI de Cacoal aproxima alunos das transformações tecnológicas na economia
Os alunos do 5º ano A do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal participaram, da aula diferenciada entitulada “Tecnologias nos Setores da Economia”. Realizada na última sexta-feira, 25 ela foi proposta pela professora Edlaine Cristina Batista, que buscou ampliar a compreensão dos estudantes sobre como as inovações tecnológicas transformam o modo de produzir, prestar serviços e gerar desenvolvimento nos setores primário, secundário e terciário da economia.
A professora dividiu a turma em
grupos que pesquisaram e analisaram o funcionamento de cada setor e as
tecnologias utilizadas em suas atividades. A partir das descobertas, os alunos
organizaram mapas mentais em cartazes ilustrativos, reunindo informações sobre
como as ferramentas tecnológicas impactam o campo, a indústria e o setor de
serviços.
Os resultados das pesquisas
foram apresentados de forma criativa. Cada grupo explicou como a tecnologia
contribui para aprimorar processos e aumentar a produtividade. Um dos exemplos
abordados pelos estudantes foi o uso de máquinas agrícolas inteligentes, que
permitem maior eficiência na colheita. O segundo, o emprego de robôs e
softwares de automação nas indústrias, que agilizam etapas da produção; e
ainda, as plataformas digitais que aproximam consumidores e prestadores de
serviço, como aplicativos de transporte e teleatendimento médico.
Segundo a professora Edlaine,
a experiência foi significativa para o desenvolvimento dos alunos. “No
desenvolvimento da atividade, percebi um envolvimento muito significativo por
parte dos alunos. Desde o momento das pesquisas e leituras, demonstraram
curiosidade e interesse em compreender como a tecnologia influencia diferentes
áreas da economia”, disse.
“A construção dos mapas foi um
momento de grande cooperação entre os grupos, pois os estudantes discutiram ideias,
organizaram informações e mostraram criatividade na elaboração dos cartazes. Na
apresentação para as outras turmas, os alunos se expressaram com segurança e
clareza, explicando os conceitos com domínio e entusiasmo”, complementou a
professora.
A aluna Eloá Vitória Pedro
Andrade, integrante do grupo que estudou o setor terciário, falou da sua experiência.
“Nosso grupo pesquisou sobre o setor terciário e descobrimos como a tecnologia
ajuda em serviços como transporte, saúde e educação. Montamos o cartaz juntos e
aprendemos com os colegas. A gente percebeu que a tecnologia está em quase tudo
e facilita muito o nosso dia a dia”, enfatizou.
As apresentações se estenderam
para além da sala de aula, com a apresentação dos trabalhos a outras turmas da
escola. Essa troca de conhecimentos permitiu que os estudantes desenvolvessem
habilidades de comunicação e valorizassem o aprendizado coletivo.
O projeto contribuiu para o
desenvolvimento da autonomia dos alunos, o fortalecimento do trabalho em grupo
e o aprimoramento da expressão oral e criativa. Além de compreenderem como as
tecnologias impulsionam a economia e o desenvolvimento social, os estudantes
vivenciaram a prática de colaboração e aprendizagem compartilhada, aspectos
fundamentais no processo de formação integral proposto pelos colégios do SESI.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Projeto “Bem da Gente” promove encontro com moradores do Bairro Nacional
SENAI-RO abre mais de 2 mil vagas gratuitas para cursos profissionalizantes
Margareth Riça Mourão
