IMPRENSA
30 de October de 2025 - 11h31

A- A A+

Curso de Empreendedorismo incentiva geração de renda no bairro Nacional, em Porto Velho

O Instituto Euvaldo Lodi de Rondônia (IEL-RO), em parceria com a Energisa, deu início nesta quarta-feira, 29, à aula inaugural do curso de empreendedorismo voltado para os moradores do bairro Nacional, em Porto Velho. A programação integra o projeto Bem da Gente, iniciativa social da Energisa que promove capacitação e inclusão por meio de cursos, oficinas e ações voltadas à geração de renda e valorização comunitária.


A turma possui 40 alunos, entre pequenos empreendedores e pessoas interessadas em iniciar um negócio próprio. O curso tem duração de três a quatro meses e oferece conteúdo prático sobre gestão, planejamento e estratégias para fortalecer iniciativas locais. As aulas serão ministradas pelo professor Israel Horácio, que abordará desde os primeiros passos na criação de um negócio até ferramentas de controle financeiro e marketing.


A condução do evento ficou sob a responsabilidade da analista da Energisa, Camila Teixeira, que apresentou as novas oportunidades disponibilizadas pela empresa aos presentes e explicou o funcionamento dos projetos em andamento. A aula teve formato interativo, com espaço para diálogo entre os participantes e os representantes das instituições envolvidas.


Entre os presentes estava Vanuza Ferreira, moradora do bairro Jardim Santana, primeira localidade em que o projeto foi realizado. Ela é uma das participantes do programa, que relatou sua trajetória após ser contemplada com um “capital semente”, valor simbólico que ela recebeu, por ter seu projeto/negócio aprovado. Ela explicou como o apoio recebido vem contribuindo para colocar em prática sua ideia de negócio e ampliar a renda familiar.


O analista de inteligência de mercado, Rafael Vieira, que representou o superintendente regional do IEL, Silvio Leite, destacou o impacto positivo da parceria. “O curso é uma excelente iniciativa que apresenta novas perspectivas aos participantes. A parceria entre Energisa, Avante e IEL, possibilita capacitação de empreendedores locais para crescer e se consolidar no mercado. Acreditamos no potencial transformador da educação e estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento da comunidade”, afirmou.


O projeto Bem da Gente contempla diferentes localidades de Porto Velho, e busca fortalecer o protagonismo das comunidades por meio da educação e do incentivo à economia local. No bairro Nacional, a expectativa é que o curso contribua para o surgimento de novos empreendimentos e para o fortalecimento de iniciativas já existentes, criando uma rede de apoio entre os moradores.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Cooperativa Mirim do SESI de Porto Velho é homenageada em solenidade na ALE

SESI Saúde promove ações de prevenção e valorização da saúde da mulher em Cacoal e Rolim de Moura

SESI Clínica de Ji-Paraná leva esclarecimentos sobre o câncer de mama

Conscientização e solidariedade marcam ação do SESI, SENAI e IEL Ariquemes