IMPRENSA
31 de October de 2025 - 10h23

A- A A+

SESI de Cacoal realiza seminário “Descomplicando o Período Composto”

O estudo da Língua Portuguesa ganhou uma nova abordagem no Colégio do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cacoal. Por meio do seminário “Descomplicando o Período Composto”, alunos do 8º ano A exploraram de maneira prática as estruturas das orações coordenadas e subordinadas, aproximando a teoria da aplicação no cotidiano.


A proposta, conduzida pelas professoras Claudia de Oliveira Nepomuceno e Deborah Pinto de Souza Machado, apresentou os conceitos fundamentais do período composto de forma acessível e dinâmica. Durante o seminário, os estudantes participaram de análises de textos, atividades interativas e apresentações criativas que facilitaram a compreensão dos diferentes tipos de orações compostas.


Entre as práticas realizadas, a encenação teatral foi uma das atividades que mais despertou o interesse da turma. Divididos em grupos, os alunos elaboraram pequenas apresentações que ilustravam exemplos de períodos compostos. O trabalho envolveu pesquisa, elaboração de roteiros e interpretação, unindo aprendizado linguístico e expressão artística.


Segundo a professora Claudia, o seminário representou um avanço significativo na forma de ensinar gramática. “Fiquei muito satisfeita com o empenho e a criatividade dos alunos durante a produção e as apresentações. Desde o planejamento, percebi o envolvimento da turma na pesquisa e na elaboração dos materiais. As apresentações mostraram que compreenderam o tema e conseguiram transformá-lo em algo acessível e interessante. A aula serviu ainda para estimular a expressão oral, o trabalho em equipe e o pensamento crítico, elementos essenciais para o aprendizado da língua”, expressou.


A aluna Gabrielly Vitória Onofrio Viali também avaliou a experiência de maneira positiva. “No começo eu achava o conteúdo complicado, mas com as explicações e as atividades interativas tudo ficou mais claro. A parte que mais gostei foi a nossa encenação teatral, em que mostramos os tipos de orações compostas. A turma se envolveu, aprendeu e se divertiu. Foi uma mistura de aprendizado com arte, algo que tornou o seminário inesquecível”, afirmou.


Os resultados do trabalho se refletiram em sala de aula. Após o seminário, os alunos demonstraram maior segurança na identificação e no uso dos períodos compostos, além de melhora na expressão oral e na criatividade. O envolvimento coletivo e a troca de conhecimento entre os grupos contribuíram para que o estudo da gramática deixasse de ser apenas uma exigência curricular e se tornasse uma experiência de construção colaborativa.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos do SESI de Porto Velho concluem trilha da plataforma Lekto

SENAI-RO prestigia lançamento de plataforma tecnológica na FIERO

Cooperativa Mirim do SESI de Porto Velho é homenageada em solenidade na ALE

SESI Saúde promove ações de prevenção e valorização da saúde da mulher em Cacoal e Rolim de Moura