IMPRENSA
28 de July de 2026 - 16h42

A- A A+

Empresário de Rondônia recebe a maior honraria da indústria brasileira

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) marcou presença na cerimônia de entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial, promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), nesta terça-feira (28), em Brasília. Na ocasião, o empresário rondoniense Jonas Perutti, à frente da Madeflona, foi homenageado com a mais alta comenda do setor produtivo brasileiro.

A honraria, entregue a Perutti pelo presidente da CNI, Ricardo Alban, durante a reunião-almoço festiva, reconhece personalidades cujas trajetórias, liderança e visão inovadora contribuem para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento socioeconômico do país.

Ao receber o reconhecimento, Jonas Perutti falou sobre o trabalho de sua equipe e a evolução na percepção sobre o setor florestal sustentável na Amazônia.

"Hoje tenho 400 colaboradores e cada um tem um pedacinho dessa homenagem. Eu sou madeireiro. Lá atrás, tinha vergonha de dizer isso porque o setor sempre foi marginalizado. Daquela vergonha, hoje tenho orgulho, pois temos argumentos para provar que o manejo legal faz bem ao meio ambiente e mantém a floresta em pé", contou Perutti.


Sobre a Madeflona

Operando desde 2008 em Rondônia, a Madeflona tornou-se referência ao aliar conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico. A empresa foi pioneira no país ao vencer o primeiro processo de licitação de concessão florestal federal, iniciando suas atividades na Floresta Nacional do Jamari.

Atualmente, com quatro contratos vigentes junto ao Governo Federal, a indústria realiza o manejo florestal sustentável em cerca de 141 mil hectares, abrangendo as florestas nacionais do Jamari e do Jacundá. Utilizando ciência e tecnologia aplicadas ao bioma, a empresa comercializa produtos florestais de origem legal para mercados na América do Norte, Europa e Oceania.

O presidente da FIERO, Marcelo Thomé, ressaltou que a atuação da Madeflona comprova que a atividade industrial e a conservação da Amazônia caminham juntas.

"A indústria rondoniense demonstra na prática que é possível conciliar desenvolvimento e conservação do bioma. O manejo sustentável é um modelo eficiente para gerar retorno econômico, criar empregos e assegurar o equilíbrio da biodiversidade. Prova disso é que essas áreas de manejo são estratégicas no sequestro de carbono e no combate às mudanças climáticas, posicionando a nossa região como referência em sustentabilidade", disse Thomé.


A Ordem do Mérito Industrial

Criada pela CNI em 1958, a Ordem do Mérito Industrial valoriza lideranças que impulsionam a inovação, a competitividade, a sustentabilidade e a geração de empregos no Brasil. Nesta edição, sete empresários indicados por presidentes de Federações das Indústrias de diversos estados foram agraciados.

A celebração em Brasília contou com a presença de uma comitiva do Sistema FIERO, composta pelo presidente da federação, Marcelo Thomé; pelo superintendente, Gilberto Baptista; pelo diretor-tesoureiro, Alan Gurgel; e pelo delegado suplente, Edmilson Matos Cândido.


Mais notícias

FIERO participa da 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

Evolução da indústria automotiva e novas tecnologias norteiam palestra técnica no SENAI de Vilhena

FIERO e SENAI participam do 3º Encontro de Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico

SENAI-RO prepara consultorias para reduzir consumo de energia nas indústrias