IMPRENSA
02 de September de 2026 - 14h36

A- A A+

Professores do SESI participam de capacitação integrada sobre leitura e matemática para a infância

Dando continuidade aos encontros com professores da rede do Serviço Social da Indústria (SESI), o Núcleo de Formação Docente promoveu debate de qualificação continuada direcionado aos educadores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de Porto Velho e Nova Mutum Paraná. Sob o tema “Entre Números, Palavras e Descobertas: Letramento Matemático e Alfabetização na Educação Infantil e nos Anos Iniciais”, os professores reuniram conceitos teóricos a dinâmicas práticas para aplicação no trabalho em sala de aula. O encontro buscou estruturar o planejamento de projetos de ensino integrados entre o aprendizado de palavras e de números.

 

Nas sessões de estudo, o corpo docente experimentou dinâmicas que simulam a rotina escolar, facilitando o entendimento de metodologias como o planejamento reverso. Nessa abordagem, os objetivos de aprendizagem são definidos antes da criação das tarefas. A pedagoga Sussileide Morais falou sobre a importância de ampliar a visão sobre a alfabetização nas etapas iniciais. “Alfabetizar significa abrir portas para o mundo, trabalhar a consciência fonológica, o sentido das palavras e a leitura da realidade. Quando a criança compreende o que lê e consegue expressar suas ideias, ela se torna autora da sua própria aprendizagem”, afirmou.

 

A metodologia adotada permitiu conectar o aprendizado da linguagem escrita ao raciocínio lógico-matemático de maneira contextualizada no cotidiano das crianças. Conforme pontuou a educadora Ana Paula Gonçalves, o formato aplicado reflete diretamente no aprendizado dos alunos. “Quando o professor apresenta na formação aquilo que ele vai propor em sala de aula, a transformação acontece de forma genuína. Integrar o letramento matemático à alfabetização por meio do planejamento reverso garante que cada escolha pedagógica tenha um propósito claro para o desenvolvimento pleno da criança”, explicou.

 

A estruturação dessas jornadas de estudo continuado faz parte do trabalho constante do SESI para a atualização de suas equipes escolares. A coordenadora de Educação, Ana Paula de Almeida, enfatizou o impacto do alinhamento entre a teoria e as práticas de ensino. “O investimento na formação continuada reflete em qualidade da aprendizagem. Esses encontros são fundamentais para alinhar a teoria à prática, fortalecer o coletivo de professores e garantir que nossas intervenções em sala de aula sejam cada vez mais intencionais, inovadoras e centradas no protagonismo do estudante”, ressaltou.

 

O evento encerrou o ciclo consolidando as diretrizes pedagógicas para as unidades da instituição e projetando a expansão dos estudos para os próximos anos. A professora Rosicleide Ramos destacou os resultados do encontro e a continuidade das atividades. “A formação foi um momento importante de aprendizado e troca, fortalecendo nossa prática pedagógica e mostrando a importância de trabalhar o letramento e o letramento matemático de forma integrada e intencional. O Núcleo de Formação Docente tem um papel essencial nesse processo, pois promove momentos de estudo, reflexão e desenvolvimento profissional. Para 2026, seguimos com o plano de ampliar esses momentos formativos, fortalecendo ainda mais o trabalho dos professores e contribuindo para uma educação cada vez mais significativa e de qualidade”, comentou.


Mais notícias

Inovação e troca de saberes transformam a prática docente no SESI-RO

Alunos do SESI de Nova Mutum constroem torres e aprendem matemática na prática

Encontro literário aproxima jovens da obra de Clarice Lispector

SENAI-RO e Exército celebram formatura de Eletricistas de Instalações Prediais a soldados