IMPRENSA
29 de June de 2023 - 12h05

A- A A+

Educação financeira é tema de atividade realizada por alunos do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL Vilhena

Alunos das 2ª séries A e B, do Novo Ensino Médio (NEM), da unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena, sob a orientação do professor Marcos Cesar Mücke, participaram de atividade realizada em sala de aula sobre educação financeira. Durante a aula, o professor abordou o tema utilizando conceitos básicos da matemática financeira para compreensão, resolução, elaboração e análise de situações-problemas do cotidiano.

 

A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

 

Segundo o docente, como parte da atividade e objetivando a melhor assimilação do conteúdo, os grupos de alunos, em momento de interação, relataram, analisaram e sistematizaram o que aprenderam mediante apresentações utilizando a oralidade e a escrita.

 

“Foi evidenciado o conceito de matemática financeira, operações envolvidas e a aplicação”, ressaltou o professor Mücke. “Os estudantes pesquisaram o tema e montaram as respectivas apresentações sobre finanças envolvendo dia-a-dia, desta maneira associando o conhecimento com a prática. Após a montagem foi feita a apresentação em forma de teatro como forma de explicar as fases da vida financeira e principais conceitos aos demais colegas”, disse.

 

De acordo com Mücke, entender de educação financeira é o primeiro passo para ter uma boa relação com o dinheiro, evitando riscos de endividamento. “O que é educação financeira e para que serve? Colocando em palavras mais simples: a educação financeira é o entendimento sobre como administrar seu próprio dinheiro para ter mais tranquilidade no futuro. Isso vai além de apenas anotar suas despesas em um caderno ou em uma planilha e economizar: é descobrir caminhos para tornar o dinheiro um aliado, não um inimigo”, explicou.

 

A educação financeira na escola é fundamental para ensinar os jovens a lidar com o dinheiro e a tomar decisões financeiras mais conscientes. A afirmação é do gerente da unidade, Silvio Leite. “A iniciativa do professor vai contribuir para desenvolver nos nossos alunos a habilidades e conhecimentos para gerir de forma eficiente o seu dinheiro e outros recursos financeiros. De forma objetiva e simples, a turma aprendeu conceitos básicos como orçamento, poupança, investimentos, dívidas e crédito, dentre outros conhecimentos”, pontuou.

 

Conforme a coordenadora de Educação, Aline Souza, essa atividade é importante, não apenas pelo tema, mas pela forma como o professor envolveu os discentes numa atividade interativa e prática, que ajudou no aprendizado e entendimento de conceitos financeiros de forma clara e objetiva.

 

 

 


Mais notícias

DR-RO participa de workshop para interlocutores da Nova EJA e EJA Profissionalizante

Trote Literário movimenta alunos do curso de Redes de Computadores do SESI-SENAI-IEL Lagoa

SESI-SENAI-IEL Lagoa inicia Projeto de Leitura com participação de escritoras rondonienses

Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam de aula sobre alimentação saudável