Teoria e prática se unem para aula sobre metragem no SESI de Vilhena
Alunos do SESI de Cacoal utilizam materiais que auxiliam o aprendizado
A professora Eliany Carneiro, do 2º ano do Ensino Fundamental I do Colégio SESI de Cacoal, propôs uma aula diferente aos seus alunos, ao estimular o aprendizado por meio da manipulação de massinhas de modelar e palitos. O método auxilia a desenvolver habilidades motoras finas, essenciais para a escrita e outras atividades manuais, além de desmitificar a matemática como uma disciplina difícil de se aprender.
Conforme a professora, a
atividade proporcionou aos alunos um maior tempo de concentração para alinharem
e ajustarem todas as peças. “O senso de coletividade foi evidenciado ao
perceberem que, quando alguns alunos não conseguiam montar as formas
geométricas, os colegas ofereciam ajuda”, comentou Eleny.
A professora reforçou que essa
abordagem incentiva a criatividade, permitindo que as crianças experimentem e
criem suas próprias formas e estruturas e relatou que o aprendizado tem mais
fluidez enquanto atividade lúdica. “As crianças aprendem melhor quando estão se
divertindo. Usar massinha e palitos de picolé torna o conhecimento das formas
geométricas uma atividade prática e divertida”, comentou.
A coordenadora de Educação do
SESI de Cacoal, Rosiani Marli Módolo, salientou que ao invés de apenas
observar, as crianças participam ativamente do processo de aprendizado, o que
pode aumentar significativamente a compreensão e o interesse pelo assunto.
“Além disso, o trabalho em equipe foi incentivado, com os alunos ajudando uns aos
outros na montagem das formas geométricas, promovendo o senso de coletividade”,
destacou.
Jornalista: Andréa Machado
Minuto
Mais notícias
Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam da cerimônia de abertura do Festival de Robótica
SESI de Porto Velho desenvolve atividade para identificar células e tecidos vegetais
SESI de Cacoal promove Sarau com o tema A beleza nas pequenas coisas