Palestra no SESI de Cacoal aborda noções sobre primeiros socorros
Teoria e prática se unem para aula sobre metragem no SESI de Vilhena
Desenvolver a habilidade de medição de comprimento. Foi com esse propósito que o professor de matemática do Novo Ensino Médio do SESI de Vilhena, Marcos César Mücke, organizou uma aula diferenciada junto aos alunos da 1ª Série, provocando o conhecimento e a aplicabilidade das medições, ressaltando sua importância no dia a dia.
A aula permitiu que os
estudantes compreendessem e aplicassem diferentes unidades de medida em
situações cotidianas, utilizando instrumentos adequados. Eles puderam
identificar e comparar diferentes unidades de medida de comprimento, com o
metro, centímetro e milímetro, e realizaram medições de objetos de diversas
dimensões, além de resolver problemas práticos que envolvam o raciocínio
lógico.
Para o Professor Marcos César
Mücke o tema sobre unidade de medida de comprimento é uma ferramenta
fundamental para a quantificação e comparação de distâncias e tamanhos. “Ela é
utilizada em diversas áreas, como ciências, engenharia, arquitetura, comércio e
até mesmo no dia a dia das pessoas”, explicou.
Segundo o estudante da turma
da 1ª série A, Nycolas Alexandre Marques, a atividade, além de proporcionar
grande interação com os colegas, contribuiu para fixar a noção de tamanho. “Nela,
pudemos observar e confeccionar uma régua de 1 metro. Também fomos instruídos a
pesquisar sobre o Sistema Internacional de Unidades, sua finalidade e suas unidades
de base. A prática favoreceu o conhecimento sobre medidas em atividades físicas
e esportivas, ao demonstrar as dimensões da quadra de vôlei e futsal”, comentou.
A pedagoga Rosimeire da Costa
Lobato Mischiatti disse que atividades como essa permitem que os alunos
explorem diferentes unidades de medidas, na prática. “Ao criar as réguas, os
estudantes desenvolvem habilidades como observação, comparação e organização. A
experiência ajuda a perceber que a matemática está presente no dia a dia e que
medir corretamente é essencial em diversas situações”, ponderou.
A aula foi dividida em quatro
momentos. O primeiro passo foi dado com a construção de uma fita métrica de
papel com medida de 100 cm, de comprimento. Em seguida, foi sugerido aos alunos
realizarem uma pesquisa sobre o Sistema Internacional de Medidas, seu início,
objetivo e aplicação. A terceira etapa foi realizada na quadra de esportes do
colégio, local onde foram medidas as dimensões da quadra de futsal e de vôlei,
utilizando as fitas confeccionadas pelos estudantes. No passo final, os
estudantes retornaram para a sala de aula e realizaram os respectivos desenhos
e suas dimensões, ficando assim registrada a atividade.
Jornalista: Andréa Machado Minuto
Mais notícias
Alunos do SESI de Cacoal utilizam materiais que auxiliam o aprendizado
Alunos do SESI de Pimenta Bueno participam da cerimônia de abertura do Festival de Robótica
SESI de Porto Velho desenvolve atividade para identificar células e tecidos vegetais