IMPRENSA
14 de March de 2025 - 11h07

A- A A+

Teoria e prática se unem para aula sobre metragem no SESI de Vilhena

Desenvolver a habilidade de medição de comprimento. Foi com esse propósito que o professor de matemática do Novo Ensino Médio do SESI de Vilhena, Marcos César Mücke, organizou uma aula diferenciada junto aos alunos da 1ª Série, provocando o conhecimento e a aplicabilidade das medições, ressaltando sua importância no dia a dia.


A aula permitiu que os estudantes compreendessem e aplicassem diferentes unidades de medida em situações cotidianas, utilizando instrumentos adequados. Eles puderam identificar e comparar diferentes unidades de medida de comprimento, com o metro, centímetro e milímetro, e realizaram medições de objetos de diversas dimensões, além de resolver problemas práticos que envolvam o raciocínio lógico.


Para o Professor Marcos César Mücke o tema sobre unidade de medida de comprimento é uma ferramenta fundamental para a quantificação e comparação de distâncias e tamanhos. “Ela é utilizada em diversas áreas, como ciências, engenharia, arquitetura, comércio e até mesmo no dia a dia das pessoas”, explicou.


Segundo o estudante da turma da 1ª série A, Nycolas Alexandre Marques, a atividade, além de proporcionar grande interação com os colegas, contribuiu para fixar a noção de tamanho. “Nela, pudemos observar e confeccionar uma régua de 1 metro. Também fomos instruídos a pesquisar sobre o Sistema Internacional de Unidades, sua finalidade e suas unidades de base. A prática favoreceu o conhecimento sobre medidas em atividades físicas e esportivas, ao demonstrar as dimensões da quadra de vôlei e futsal”, comentou.


A pedagoga Rosimeire da Costa Lobato Mischiatti disse que atividades como essa permitem que os alunos explorem diferentes unidades de medidas, na prática. “Ao criar as réguas, os estudantes desenvolvem habilidades como observação, comparação e organização. A experiência ajuda a perceber que a matemática está presente no dia a dia e que medir corretamente é essencial em diversas situações”, ponderou.


A aula foi dividida em quatro momentos. O primeiro passo foi dado com a construção de uma fita métrica de papel com medida de 100 cm, de comprimento. Em seguida, foi sugerido aos alunos realizarem uma pesquisa sobre o Sistema Internacional de Medidas, seu início, objetivo e aplicação. A terceira etapa foi realizada na quadra de esportes do colégio, local onde foram medidas as dimensões da quadra de futsal e de vôlei, utilizando as fitas confeccionadas pelos estudantes. No passo final, os estudantes retornaram para a sala de aula e realizaram os respectivos desenhos e suas dimensões, ficando assim registrada a atividade.

 Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

Alunos da 3ª série do SESI de Porto Velho conhecem realidade acadêmica

Alunos do 9º ano do SESI de Pimenta Bueno promovem palestra sobre bullying

Série de dinâmicas e café da manhã marcam Dia das Mães no SESI de Cacoal

Parque Ecológico é o cenário das festividades para as Mães em Vilhena