IMPRENSA
17 de September de 2021 - 09h47

A- A A+

Especialista da CNI abre I Workshop de Relações com o Mercado

O gerente Executivo de Relações com o Mercado da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Paulo Henrique Batista Freitas, palestrante convidado para abrir o I Workshop de Relações com o Mercado da FIERO, realizado nesta quinta-feira, 16, via plataforma Teams, destacou a importância de as equipes de Mercado conhecerem os produtos disponibilizados pelo SESI, SENAI e IEL, porque terão as melhores argumentações quando conversarem com um cliente. 

Freitas falou da receita de serviços entre 2017 e 2020 e fez comparações entre as médias de variação entre alguns estados. “Não podemos olhar os resultados e justificar as dificuldades de cada regional. Observem os números, por exemplo, dos DRs do Amapá e Piauí, e comparem com os Rondônia”, pediu. 

Conforme o especialista, existem variados caminhos que as equipes de Relações com Mercado podem seguir. “Fazemos parte de uma rede e porque não ligar para as regionais que superaram as dificuldades e perguntar o que fizeram e o que se pode ser utilizado efetivamente em Rondônia com o objetivo de alavancar as receitas”. 

Ressaltou que telefonar é apenas uma das ações que podem ser feitas. Ele reconheceu o esforço de Rondônia, sabe que não está fácil, mas reiterou a existência de várias ações que podem ser adotadas para melhorar e virar o jogo quanto a queda das receitas.


Perguntas fundamentais


“Cada um de vocês”, disse Freitas, “precisa ter em mente algumas questões, que se resumem em perguntas fundamentais. “Quem é este cliente? Com quem vocês estão interagindo para fechar um negócio? O que este cliente está precisando? Onde você pode encontrar este cliente potencial? 

De acordo com o palestrante, “as mídias sociais como LinkedIn, Facebook, WhatsApp, Tik Tok, Instagram são ferramentas que mantém as pessoas conectadas, inclusive os clientes fazem parte desta rede, onde podemos pesquisar e estudar o que estas pessoas consomem. O mais importante, portanto, é buscar interagir com estes clientes e conhecer suas reais necessidades. Lembrem que 85 por cento do sucesso de uma venda depende do vendedor. Se fizerem as perguntas certas e souberem usar as ferramentas disponíveis, certamente, vocês alcançarão os objetivos”, afirmou.

No ponto de vista de Freitas, a pesquisa é importante, mas o maior segredo de um vendedor é saber fazer as perguntas certas. Seja claro, não faça rodeios, seja objetivo. Estude, use a neurociência, faça perguntas abertas, prepare suas estratégias e argumentos”, finalizou. 


Gestão de Segurança e Saúde da Indústria (SSI)


Com atuação na gestão da promoção de saúde nas organizações e gestão da inovação em saúde, o coordenador de Saúde e Segurança da Indústria (SSI) do SESI-RO, Victor Hugo Ribeiro, ainda na parte da manhã, ministrou palestra com o tema “Atualização das Normas Regulamentadoras”. 

Ribeiro começou dizendo que “precisamos aprofundar os conhecimentos sobre SSI e as Normas Regulamentadoras para apresentar ao cliente com abordagens distintas, pois atendemos uma gama de segmentos e às vezes somos recebidos pelo empresário, às vezes pelo especialista em Segurança no Trabalho, e os pontos de vista são diferentes”, explicou. 

Segundo Ribeiro, o melhor conceito de inovação é continuar fazendo o que fazíamos, mas de formas de diferentes. Também falou do plano estratégico SESI-SENAI-RO 2020/2024, focado em segurança e saúde na indústria integradas no trabalho para redução de riscos e custos. 

“A expectativa”, comentou o coordenador de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-RO, “é que empresários e trabalhadores se conscientizem cada vez mais da importância da segurança no trabalho. As melhorias no ambiente laboral, gestão integrada, monitoramento em Saúde e Segurança no Trabalho (SST), envolvimento dos gestores e trabalhadores e boa comunicação vão contribuir para a redução dos riscos e na prevenção de acidentes. Por isso, é importante uma reflexão quanto ao nosso papel neste contexto de apresentar soluções para as empresas”, falou. 


Atualização das Normas Regulamentadoras 


Victor Hugo discorreu ainda sobre os temas público alvo e proposta de valor, o que são as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho e as obrigações que estas NRs estabelecem sobre medidas de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Segundo o coordenador, algumas NRs são burocráticas e pouco eficientes, desarticuladas entre si e dos padrões internacionais. Existem ainda conflitos entre normativos trabalhistas e previdenciários, elevado custo de implementação para as empresas, sem que isso necessariamente se reflita na redução de acidentes e gastos previdenciários. 

Ribeiro defende uma revisão para adequar as Normas Regulamentadoras aos padrões internacionais, principalmente a referência técnica da União Europeia. A proposta é que sejam adotados critérios mais diretivos e menos prescritivos estabelecendo conceitos de gestão com uma matriz clara de responsabilização exigindo precisão no uso da legislação e maior compartilhamento de informações. “A diminuição de itens redundantes e complexos vai contribuir para a desburocratização. Estabelecer normas claras e objetivas, reduzindo itens normativos visando simplificar a aplicação da lei”, argumentou. 


Incentivo e apoio 


Para o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “a participação das equipes de mercado neste workshop foi fundamental. Todos precisam estar atentos e pró ativos para a troca de experiências e o grau de conhecimentos que este encontro virtual proporcionou. Certamente, obtivemos êxito em nossos objetivos”.  







Mais notícias

Confiança caiu em 21 de 29 setores industriais, aponta CNI

CNI lança prêmio para estimular a representatividade sindical da indústria

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI

Condições financeiras da indústria da construção pioraram, segundo CNI