14 de March de 2022 - 09h01

Prêmio Samuel Benchimol - FIERO realiza reunião de alinhamento para a edição 2022

A reunião realizada na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) foi um primeiro alinhamento sobre as ações para 2022 e o dia que será aberto as inscrições para o público. O encontro contou com a participação do coordenador de Serviços de Tecnologia e Inovação (STI) do SENAI-RO, José Rafael Nascimento Lopes, do curador do Prêmio, professor José Rincon e representantes da Fiocruz, Embrapa, São Lucas, Fapero.

A pauta da reunião, de acordo com José Rafael, incluiu temas como melhorar a qualidade das propostas dos candidatos ao prêmio, focando não apenas em iniciativas acadêmicas, mas em empreendedorismo, quais as estratégias para envolver os empreendedores. Em 2022, a capital de Rondônia, Porto Velho, receberá a solenidade de outorga dos prêmios. A edição será muito especial, pois marcará os 20 anos da morte do Professor Samuel Benchimol.

Rafael ressaltou que a FIERO, mais uma vez vai apoiar por meio de um grupo de trabalho a divulgação, ações administrativas e eventos relacionados a premiação. “O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer e estimular projetos de desenvolvimento sustentável para o bioma amazônico e que se destacaram pela contribuição ambiental, econômica, social ou tecnológica proposta”, disse.

O professor Rincon afirmou que o apoio da FIERO é fundamental para a viabilização do Prêmio instituído desde 2004. “A partir da rede de conexão da FIERO será possível mobilizar os vários atores e a comunidade cientifica e empresarial a participar”, pontuou.

Em 2004, com o apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da Ação Pró-Amazônia, do Sebrae e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Prêmio Professor Samuel Benchimol foi oficialmente instituído. O prêmio, por sua vez, busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Além disso, está dividido em duas naturezas de premiação: uma para a identificação de projetos inovadores, contemplando três categorias nas áreas ambiental, econômico-tecnológica e social; e outra para reconhecimento de personalidades que contribuem para o desenvolvimento da região (categoria Personalidade Amazônica).

Podem se inscrever pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que estejam diretamente relacionadas com o desenvolvimento da região amazônica.

Os prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente recebem apoio da CNI, das Federações de Indústrias da Região Amazônica, Sebrae, dentre outras instituições.