28 de July de 2022 - 11h26

Porto Velho no caminho do desenvolvimento sustentável

A adoção de boas práticas para garantir a sustentabilidade na construção civil é imprescindível. Afinal, esse é um dos segmentos da economia que mais gera entulho e resíduos. Para minimizar os impactos, defendemos a adoção de técnicas de construção mais sustentáveis, utilizar materiais ecoeficientes, priorizar o uso de energia renovável e fazer uma gestão adequada dos resíduos.

Ao promover o uso mais racional de materiais e priorizar formas alternativas de geração de energia, as empresas do setor conseguirão reduzir seu impacto no ambiente e também seu custo operacional. Acreditamos que a sustentabilidade na construção civil pode contribuir para um mundo melhor.

O conceito de sustentabilidade é amplo e pode ser dividido em três pilares – o econômico, o ambiental e o social. A definição de desenvolvimento sustentável, de acordo o documento que resultou da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92), é suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de fazer o mesmo.

É fundamental conscientizar para a necessidade do consumo consciente de recursos naturais e reduzir a geração de resíduos, apostando em técnicas de reaproveitamento. Para atingir esse objetivo, é necessário considerar os aspectos econômico, social e ambiental. Assim, para uma obra ser sustentável, é necessário que ela seja economicamente viável, socialmente aceita e ambientalmente correta.

Podemos afirmar que a sustentabilidade na construção civil não é mais uma meta para o futuro. Trata-se de uma necessidade atual, pois precisamos pensar em maneiras de tornar as nossas cidades melhores e assegurar a existência da espécie humana. Sei que é possível fazermos isso em Porto Velho e em outras cidades de Rondônia.

A Prefeitura de Porto Velho aderiu ao Programa de Transformação do Mercado de Edifícios Verdes, da International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial e assinou compromisso com a entidade para fazer da capital de Rondônia uma cidade sustentável.

Para que a sustentabilidade na construção civil se torne uma realidade, é muito importante que haja uma mudança de paradigma, não apenas dos profissionais do setor, mas da sociedade. Contra fatos não há argumentos. Um destes fatos imponderáveis é que as cidades do futuro precisam ser sustentáveis.

Devemos deixar claro que, a sustentabilidade deve se expandir para todos os setores produtivos e econômicos do país. Não pode ficar restrito apenas a um ou dois segmentos. Além da construção civil, deve ocorrer na agricultura, no setor energético, na indústria como um todo. Soluções individuais são louváveis, no entanto, pensando grande poderemos incorporar a sustentabilidade no nosso dia a dia.

Marcelo Thomé

Presidente da FIERO