18 de November de 2022 - 09h54

FIERO promove outorga dos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

Lideranças empresariais da Amazônia Legal confirmaram presença na solenidade de entrega dos prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, que acontece na próxima terça-feira, 22, na sede social da Associação dos Magistrados de Rondônia (AMERON), em Porto Velho, a partir das 19h.

Neste ano, a coordenação do evento está sob a responsabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Além das premiações, serão homenageadas as Lojas Bemol, pelos 80 anos de fundação, o Banco da Amazônia, que comemora oito décadas de atividades e a TV Amazonas, que completa em 2022, 50 anos de instalação. Na categoria Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica o agraciado desta edição é o empresário rondoniense e CEO do Grupo Rovema, Adélio Barofaldi.

A premiação que valoriza as diferentes categorias de iniciativas em prol do desenvolvimento sustentável e local da região recebe apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dentre outras instituições.

Segundo o curador professor José Rincón Ferreira, o Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

De acordo com Rincón, esta edição contou com inscrições de propostas de instituições de representação sindical ou profissional, universitárias ou de pesquisa sediadas no País ou no exterior. Instituições públicas ou privadas com atuação no desenvolvimento sustentável da Amazônia, e entidades ligadas à promoção do desenvolvimento regional, nacional ou internacional, além de empresas públicas ou privadas com investimento na Região Amazônica.

Cadernos Setoriais

Como parte da programação do evento, a Agência de Desenvolvimento de Porto Velho vai entregar para o Governo do Estado os Cadernos Setoriais contendo os estudos realizados a partir da parceria com o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (CONDER), da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi). Com o financiamento através do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (Fider).

Com o objetivo de ampliar o conhecimento e fornecer análises dos principais setores, segmentos e atividades da economia rondoniense, a Prefeitura de Porto Velho lançou em novembro de 2021, os Cadernos Técnicos Setoriais, compostos por oito volumes. Os estudos foram coordenados pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho (ADPVH), órgão ligado à Secretaria Geral de Governo (SGG). Os apresentam oportunidades de negócios sustentáveis na região e apontando caminhos para grandes investimentos na Amazônia.

Os Cadernos Técnicos Setoriais apresentam oportunidades de negócios nos setores da Agropecuária de Baixa Emissão; Bioeconomia; Biotecnologia; Concessões de Floresta; Energias Renováveis; Florestas Plantadas; Mineração Sustentável e Turismo Sustentável.

Além destas oito abordagens objetivas, os Cadernos Técnicos trazem implícito um nono e imprescindível tema para a construção de um futuro melhor, em Porto Velho ou em qualquer parte do mundo: o compromisso com o desenvolvimento sustentável. Os conteúdos tratam de diretrizes para diversidade, inclusão e sustentabilidade econômica para atender demandas de um setor produtivo forte e promover uma atitude de ação local e global quanto à atual gestão do município.

Os estudos vão contribuir para a atração de investidores não apenas no Brasil, mas também no exterior, desta maneira potencializando o que o estado de Rondônia para o mundo. Os estudos foram elaborados diante de extensa pesquisa com o objetivo de levar o mapeamento completo aos investidores quanto às oportunidades de negócios, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região amazônica.