IMPRENSA
23 de November de 2022 - 12h03

A- A A+

Fórum de Inovação consolida estratégia de mobilização das entidades em torno do assunto, diz presidente da FIERO

A terceira edição do Fórum de Inovação de Porto Velho, promovido pela Agência de Desenvolvimento (ADPVH) da Prefeitura, iniciou nesta terça-feira, 22, no Teatro Banzeiros, cuja abertura contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias de Rondônia e da Agência, Marcelo Thomé, do prefeito Hildon Chaves, dentre outros convidados.

Em breve pronunciamento, Marcelo Thomé ressaltou que a liderança deste encontro é da Prefeitura e da Agência de Desenvolvimento e a FIERO entrou como parceiro. “Cada vez mais novos parceiros se associam a este movimento, a exemplo do Sebrae-RO, Embrapa-RO, IFRO, Unir, Instituto Amazônia+21, porque entendem que a agenda do desenvolvimento sustentável é a mesma para um novo ciclo econômico para nossa cidade e para Rondônia”, disse.

Thomé acrescentou que “entender como se traduz o potencial econômico da floresta amazônica em produto, é o principal objetivo desta agenda do eixo da bioeconomia, assim como transição energética, carbono, conservação de florestas, e tantos outros setores econômicos que mediante a inovação devemos encontrar caminhos efetivos para agregação de valor à nossa produção gerando mais renda, um ciclo de prosperidade para o estado, bons empregos, atendimento das demandas da nossa população”, explicou.

Para Thomé, o 3º Fórum de Inovação de Porto Velho consolida uma estratégia de mobilização das entidades em torno do assunto. “Durante o encontro, a partir de um trabalho do Sebrae, será entregue o mapeamento do Ecossistema de Inovação da capital com o objetivo de identificar quais as lacunas que precisam ser preenchidas para termos um ecossistema maduro, resiliente, criativo e pujante ativando os empreendedores da cidade a pensar novas soluções por meio da inovação”.

Ainda conforme o presidente da FIERO e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, “tudo isso se conecta à agenda da Federação das Indústrias que promove e defende modelo de desenvolvimento sustentável para Rondônia, a partir da potencialidade da floresta amazônica e isso somente será possível mediante pesquisas. Esse é o papel da FIERO e do SENAI, apoiando todas as iniciativas inovadoras com vistas a agregação de valor a nossa produção”, finalizou.

No ponto de vista do prefeito Hildon Chaves, o princípio do processo de inovação é reconhecer que algo precisa ser feito. “Estarmos aqui é justamente para construirmos juntos e por isso, a participação da academia é fundamental e nós podemos sim, inovar nossa capital, nosso estado, e esse é um trabalho contínuo a partir do fomento da inovação. Reitero que, o fato de estarmos neste encontro significa um avanço extraordinário”, disse.

Chaves ressaltou que Porto Velho pode inovar em diversas áreas, mas para que as mudanças aconteçam, é fundamental o fortalecimento de parcerias e que todos trilhem juntos o mesmo caminho. “Vamos continuar avançando, pois temos todas as condições de viver um ciclo exitoso de novos negócios”. 

O prefeito lembrou que o fórum, nestes dois dias, constitui um espaço aberto para apresentação e discussão de soluções inovadoras para o desenvolvimento da capital. Destina-se também a apresentar as ações de fomento ao ecossistema de inovação local e ao empreendedorismo, com foco em acelerar o desenvolvimento socioeconômico do município, com ações estruturantes que tornem a cidade mais atrativa para o surgimento e fixação de novos negócios.

Participaram da abertura, representantes das entidades parceiras, entre elas, Sebrae, SENAI, IFRO, Embrapa, Fiocruz, que foram unânimes em destacar a importância do evento que conta com mesa de debates, palestras, oficinas temáticas e painéis sobre Cidade Inteligente e Sustentável, Ambientes de Inovação e Inovação no setor público. Os presidentes das Federações das Indústrias de Amapá e Mato Grosso, Frank Almeida e Gustavo de Oliveira, respectivamente, o diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago marcaram presença.

Ainda como parte da programação do primeiro dia do fórum, a participação do diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI-DN, Jefferson de Oliveira Gomes, que ministrou palestra com o tema Manufatura avançada e Bioeconomia.

Primeiramente, Gomes abordou a questões relacionadas às demandas da sociedade e como ela se comporta em termos de individualidade e também no coletivo e a partir disso, com essas informações, teceu a construção de um processo de oferta de negócios e daí tendo como âncora a bioeconomia, energias renováveis e economia circular.

“Inovação é uma questão que demanda duas partes”, falou Gomes. “A primeira é ligada com criatividade e a outra, é o conhecimento técnico sobre determinado assunto, por exemplo, a biomassa especificamente do bioma amazônico, uma questão preponderante, seja para geração de energia, seja para o desenvolvimento de novos alimentos, para gerar valor de determinado produto desenvolvido pela biotecnologia, é essencial ter conhecimento, pois não adianta apenas ter boas ideias, tem de ter um sistema preparado”, pontuou.

O Fórum tem continuidade nesta quarta-feira, 23, com a participação, dentre outros convidados, da consultora do SENAI-RO, Cleópatra Caldeira, da mesma área, que será mentora na oficina sobre Desenvolvimento Sustentável, das 14 às 18 horas, no Teatro Banzeiros. Na programação de ontem, 22, o gerente de Tecnologia e Inovação SENAI-RO, José Rafael Lopes participou do painel Ambiente de Inovação.

 

 

 


Mais notícias

FIERO destaca aprovação de PL que beneficia setor produtivo

Confiança caiu em 21 de 29 setores industriais, aponta CNI

CNI lança prêmio para estimular a representatividade sindical da indústria

Programa do governo deve impulsionar o mercado de crédito, avalia CNI