14 de April de 2023 - 08h25

FIERO participa de apresentação de estudo sobre atividade florestal em Rondônia

Traçar caminhos para obter medidas de estabilização do setor de base florestal de Rondônia. Esse e demais temas ligados à certificação da madeira no Estado foram apresentados pelo grupo de trabalho de Produção do Fórum de Soluções em Legalidade Florestal promovido pela Imaflora. A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) esteve representada pelo presidente do Conselho de Representantes, Paulo Kreuz, e pelo superintendente, Gilberto Baptista.

No diálogo que reuniu representantes do setor produtivo, academia, órgãos governamentais como Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), foram abordados temas como “O mercado do Estado em perspectiva”, apresentado por Evandro Muhlbauer, que falou em nome da Madeflona, indústria que trabalha sob concessão florestal junto ao governo federal. Rodrigo Moreira da CGE falou sobre os avanços da agenda da integridade florestal, e Natanael Pinheiro falou sobre o papel da SEDAM no setor florestal.

O pesquisador da Imaflora Marco Lentini mostrou os resultados do estudo sobre o comportamento da atividade florestal do Estado. Lentini afirma que, embora Rondônia tenha apresentado queda na produção de madeira, reúne condições para mudar o atual cenário e trabalhar para obter um modelo de desenvolvimento baseado na manutenção da floresta em pé, da consolidação das fronteiras de expansão madeireira e no fomento a uma cadeia produtiva sustentável e adequada ao seu setor econômico.

O presidente do conselho de representantes da FIERO, Paulo Kreuz, acredita que a certificação da madeira estimula melhorias ambientais, sociais e econômicas no setor florestal. “A certificação reconhece a origem da matéria prima. Ela serve também para que o comprador tenha segurança de que o produto adquirido foi extraído do manejo florestal. A atuação responsável contribui para a conservação dos recursos naturais, promove boas relações com a comunidade próxima à área, à propriedade ou à empresa certificada, além de estimular o ambiente de negócios”, reforça.

Certificação FSC

O FSC é o principal sistema de certificação florestal do mundo. Presente em mais de 122 países, o selo FSC identifica que a matéria-prima usada em produtos de origem florestal é proveniente de uma área manejada de forma ecologicamente correta, com condições justas de trabalho e de maneira economicamente viável. FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português.

Entre os benefícios alcançados pelos certificados, independente do porte, os que se destacam são: diferenciação dos produtos, participação em mercados mais exigentes, ganhos em gestão e em reputação institucional.