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FIERO defende agenda permanente para incrementar negócios
Dialogar soluções sobre a viabilidade da estrada que liga o Brasil com os portos no Peru por meio do Oceano Pacífico, e assim fomentar negócios e incrementar a política de comércio exterior com os países vizinhos, principalmente como o Peru. Foi com esse objetivo que os poderes Executivos e Legislativos de Rondônia e Acre promoveram a Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental, na qual teve a participação da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), nesta segunda-feira, 10, nas dependências da Assembleia Legislativa.
Da FIERO, estiveram presentes os
conselheiros Helio Lins e Marcos Pires, e o superintendente, Gilberto Baptista,
que em sua breve participação defendeu a união das bancadas para duas agendas
permanentes, que vem sendo sustentadas pela entidade representativa da
indústria. Uma delas é o fim das cotas de transporte entre os países e a outra
é a fiscalização permanente de funcionários do Ministério da Agricultura nas
fronteiras. “Essas duas pendências podem dar mais celeridade no transporte das
cargas entre os países”, afirma. Quanto ao escoamento da produção pelo
Pacífico, Baptista lembrou que este sempre foi uma das bandeiras da FIERO.
As potencialidades comerciais
de Rondônia foram apresentadas pelo vice-governador e secretário de
Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Sérgio Gonçalves. Durante sua fala,
apresentou números do crescimento da exportação em valores. “Em 2020 as
exportações de Rondônia somavam 1,37 milhões de dólares, e fechamos o ano de
2022 com uma cifra de 2,34 milhões de dólares”, ressalta. “Sendo que hoje são
mais de 250 produtos exportados pelo nosso estado”, completou.
Pelo lado acreano, o
secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita apresentou
os números do PIB daquele estado, a produção local, como o cultivo de grãos,
que vem se fortalecendo nestes últimos anos, proteína animal e madeira, e
enalteceu o fortalecimento da rota interoceânica Amazônia Ocidental, como forma
de impulsionar e incrementar os negócios do Acre.
Na apresentação, foram mostradas as obras do Porto de Chancay, no Peru, que se tornará um hub de redistribuição
de cargas no Pacífico, que fica localizado à 80 quilômetros ao norte de Lima-Peru.
De acordo com o vídeo apresentado, o porto quando concluído, além de ser o
maior centro logístico do Pacífico-Sul-americano, poderá receber navios porta
containers e redistribuir cargas do Chile, Equador e Colômbia.
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