CNI aumenta de 2,4 por cento para 3,4 por cento a projeção de crescimento do PIB de 2024
Leilão de trecho BH-Juiz de Fora da BR-040 é passo importante para o setor rodoviário, avalia CNI
Após desistência de antiga concessionária, leilão da
rodovia marca a 1ª relicitação do setor rodoviário. Previsão é de que sejam
investidos R$ 8,7 bilhões em obras e operação ao longo dos 30 anos de concessão
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera o leilão de relicitação da BR-040 um passo importante para a modernização do setor rodoviário. O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora da BR-040 foi arrematado nesta quinta-feira (11) pelo Consórcio Infraestrutura MG, após apresentar o maior desconto sobre a tarifa de pedágio entre as três propostas avaliadas – um total de 11,21%.
A
recomposição contratual e a relicitação dos ativos são formas de solução
amigável das controvérsias que podem surgir entre o operador privado e o ente
público ao longo do contrato. “As concessões são instrumentos fundamentais para
garantir a modernização das infraestruturas e a qualidade dos serviços
ofertados e, por isso, pensar em iniciativas que possam minimizar os riscos de
descontinuidade desses contratos é fundamental, em especial no setor
rodoviário”, afirma o superintendente de Infraestrutura da CNI, Wagner Cardoso.
A
BR-040 estava concedida ao consórcio VIA040, que desistiu da operação. O
governo federal, então, decidiu dividir a estrada previamente concedida em duas
concessões distintas, sendo a primeira referente à ligação entre Juiz de Fora e
Belo Horizonte e, a segunda, entre a capital mineira e Cristalina.
O
trecho relicitado tem extensão de 232,1 km. A previsão é que a nova
concessionária invista cerca de R$ 5,04 bilhões em obras e R$ 3,65 bilhões na
operação, ao longo de 30 anos de concessão. O leilão da segunda ligação,
conhecida como Rota dos Cristais, e com 595 km de extensão, está previsto para
ocorrer em maio, com expectativa de R$ 10 bilhões de investimentos em obras e
na operação.
Assim
como foi o caso do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), no setor
aeroportuário, o leilão do trecho que liga as duas cidades mineiras configura o
primeiro caso de relicitação no setor rodoviário.
Relicitações
contratuais
Para
Wagner Cardoso, as concessões têm importância estratégica para modernizar a
infraestrutura brasileira, pelo fato de o Estado enfrentar restrições fiscais e
em razão de a iniciativa privada ter mais capacidade para governança e gestão
dos investimentos e das operações desses ativos.
No
caso das concessões de infraestrutura, não é raro que ocorram falhas na
modelagem, na regulação, no desenho do leilão ou, ainda, na própria estrutura
do contrato. As concessões estão sujeitas a uma combinação de fatores
econômicos, políticos, regulatórios e operacionais que, por vezes, impactam a
viabilidade e a execução dos projetos por fatores que fogem ao controle do
poder concedente e da própria concessionária.
Atualmente,
a malha rodoviária concedida à iniciativa privada no Brasil soma 26,1 mil km
(23,4% da malha pavimentada nacional). Apesar dessa expressiva participação, a
extensão de 85,4 mil km ainda sob gestão pública (federal e estadual) revela o
potencial de expansão do programa de concessões de rodovias.
Próximos leilões rodoviários previstos para 2024
A
previsão é de que ocorram, ao longo de 2024, outros 12 leilões de concessões
rodoviárias. Dentro da carteira de oportunidades de investimentos no setor
rodoviário estão:
BR-040/GO/MG
(Rota dos Cristais)
Trecho:
Cristalina/GO – Belo Horizonte/MG
Extensão:
595 km
Leilão:
maio/2024
Investimento
previsto: R$ 6,12 bilhões
BR-153/262/GO/MG
(Rota Sertaneja)
Trecho:
Hidrolândia/GO – Div. MG/SP – Uberaba/MG
Extensão:
530,6 km
Leilão:
junho/2024
Investimento
previsto: R$ 5,33 bilhões
BR-262/MG
(Rota Zebu)
Trecho:
Uberaba/MG – Betim/MG
Extensão:
438,9 km
Leilão:
junho/2024
Investimento
previsto: R$ 4,29 bilhões
BR-381/MG
Trecho:
Belo Horizonte/MG – Governador Valadares/MG
Extensão:
304 km
Leilão:
agosto/2024
Investimento
previsto: R$ 6,03 bilhões
Lote
3 (Rodovias Integradas do Paraná)
Trecho:
BR-369/373/376/PR e PR-170/323/445/090
Extensão:
569,2 km
Leilão:
setembro/24
Investimento
previsto: R$ 11,1 bilhões
Lote
6 (Rodovias Integradas do Paraná)
Trecho:
BR-163/277/PR e PR-158/180/182/280/483
Extensão:
646,3 km
Leilão:
setembro/24
Investimento
previsto: R$ 12,95 bilhões
BR-364
(Rota Agro Norte)
Trecho:
Porto Velho/RO – Vilhena/RO
Extensão:
729 km
Leilão:
outubro/24
Investimento
previsto: R$ 6,53 bilhões
BR-060/452/GO
(Rota Verde)
Trecho:
Rio Verde/Go – Goiânia/GO – Itumbiara/GO
Extensão:
452,7 km
Leilão:
outubro/24
Investimento
previsto: R$ 3,96 bilhões
BR-040/495/RJ/MG
Trecho:
Juiz de Fora/MG – Rio de Janeiro/RJ
Extensão:
217,6 km
Leilão:
outubro/24
Investimento
previsto: R$ 5 bilhões
BR-060/364/GO/MT
(Rota Agro)
Trecho:
Rio Verde/GO – Rondonópolis/MT
Extensão:
504,1 km
Leilão:
novembro/24
Investimento
previsto: R$ 2,7 bilhões
BR-070/174/364/MT/RO
(Rota Agro Central)
Trecho:
Vilhena/RO – Cuiabá/MT
Extensão:
887,6 km
Leilão:
dezembro/24
Investimento
previsto: R$ 3,81 bilhões
BR-020/060/070/080
(Polo Goiânia)
Trecho:
Iporá/GO – Pires do Rio/GO – Goiás/GO – Goianésia/GO
Extensão:
572,9 km
Leilão:
dezembro/24
Investimento
previsto: R$ 5,3 bilhões
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