IMPRENSA
26 de August de 2021 - 17h01

A- A A+

FIERO é favorável à reforma previdenciária em Rondônia, sem aumento de impostos

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé participou de reunião realizada ontem, 25, na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO) para expor o ponto de vista do setor produtivo sobre da reforma previdenciária no estado. A FIERO e toda a diretoria está empenhada em contribuir com o governo estadual, a Assembleia Legislativa e os órgãos de controle, afim que a reforma seja aprovada urgentemente, desde que não haja aumento de impostos, reformulação do incentivo tributário ou que não traga qualquer impacto para o setor produtivo rondoniense.

As lideranças empresariais manifestaram a preocupação com o iminente colapso da previdência, que pode afetar o equilíbrio fiscal do estado. O setor produtivo e a indústria, neste momento de retomada da economia, externa o apoio à reforma da previdência, sem que esta conta seja paga pela iniciativa privada. Não se admite também a redução de incentivos fiscais, pois afeta mortalmente a competitividade das empresas.

A Federação deixou claro ao parlamento, a importância da reforma, cujo objetivo principal é minimizar o déficit previdenciário. As mudanças contribuirão para o equilíbrio das contas públicas, garantirão a sustentabilidade do sistema previdenciário no médio prazo. Por isso, além de garantir o pagamento das aposentadorias e pensões no futuro, favorecerá o crescimento da economia, por meio da manutenção do equilíbrio fiscal e preservação dos investimentos em Rondônia.

A FIERO participará de audiência pública que o Tribunal de Contas realiza nesta sexta-feira, 27, às 10 horas. A pauta visa o debate com as entidades para mensurar quais seriam os impactos de não se fazer esta reforma imediatamente.

Os diretores da FIERO são unânimes ao afirmar que a reforma é necessária e tem pressa. Precisa ser feita o mais breve possível, ainda este ano, do contrário os prejuízos serão significativos e em alguns casos, irreversíveis. O impacto financeiro será drástico para a economia de Rondônia. Não há como garantir, segundo as lideranças, já no primeiro semestre do ano que vem, o pagamento de ativos e inativos do estado, se não houver realmente esta reforma.

Também participaram os presidentes dos sindicatos da Panificação, Vestuário e Moveleiro, José Balbino Nascimento, Cida Mourão e José Carlos de Moura Lopes, respectivamente, e ainda o superintendente Gilberto Baptista e representantes da Fecomércio, Federação das Associações Comerciais e Industriais do Estado de Rondônia (Facer), Associação dos Jovens Empresários de Rondônia (AJE-RO), dentre outros.


 

 


Mais notícias

Brasil é campeão no mundial de robótica

Night Lab discute diversidade na ciência ao som de Anelis Assumpção

SUDAM promove oficina na FIERO para redução de imposto para pessoa jurídica

Fintech apresenta soluções financeiras para a indústria