IMPRENSA
17 de August de 2021 - 12h03

A- A A+

SENAI RO capacita 40 servidores do Idaron no curso de Operador de Drones


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), através de parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), está prestando serviço de capacitação profissional aos seus servidores no curso de Operador de Drones. Ao todo serão quatro turmas com dez alunos cada, sendo uma em Porto Velho, uma em Ariquemes e mais duas em Rolim de Moura.

O curso tem como objetivo preparar profissionais por meio de fundamentos relativos à pilotagem de drones, apresentando suas especificações técnicas, procedimentos de pilotagem e a legislação vigente para a operação profissional dos equipamentos.

Conforme o instrutor Luís Gabriel Medeiros de Almeida, da unidade SESI-SENAI Lagoa, de Porto Velho, o uso de drone cresce a cada dia nos mais diversos setores e eventos. Porém, pilotar ou projetar o equipamento exige normas e cuidados, além de deter o conhecimento ser uma ótima oportunidade no mercado de trabalho.

Almeida ressalta que o conteúdo do curso inclui operação de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAs), conhecimento e arquitetura de drones; aplicativos utilizados; orientações e navegação; noções de meteorologia; orientação de voo seguro; noções de espaço aéreo; modos de voo; sistemas de navegação; de alimentação e de controles; câmera e seus acessórios; pousos, decolagens manuais e automáticas; direcionais; funções do drone, dentre outros.

Também serão abordadas as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e temas como o status do mercado de drones e sua projeção; as aplicações profissionais no Brasil e no exterior. O curso, cuja carga horária é de 28 horas, inclui teoria e práticas de voo, quando os alunos poderão desenvolver suas habilidades de piloto.

De acordo com o coordenador de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-RO, Jair Coelho, tratar-se de um atendimento in company, um modelo de capacitação voltada e realizada dentro das empresas e utilizando a sua própria estrutura para a qualificação dos colaboradores.

Coelho explica que o SENAI oferece cursos personalizados atendendo demandas específicas de treinamento de mão de obra de maneira assertiva, rápida e flexível. “No caso da parceria com o Idaron, a demanda é a capacitação de servidores na operabilidade de drones, e com este treinamento, o objetivo da agência é melhorar a fiscalização e monitoramento nas fronteiras, para manter o controle efetivo da entrada de animais, vegetais e alimentos, além, é claro, do aumento das campanhas sanitárias”, disse.

 

 


Mais notícias

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

Novo Brasil Mais Produtivo é lançado na FIERO e promete revolucionar a produtividade das micro, pequenas e médias indústrias

SENAI de Ji-Paraná recebe agente de controle de endemias para palestra sobre cuidados contra a dengue

DR-RO integra ações do evento de abertura da Cultura Digital do SENAI Nacional