21 de dezembro de 2017 - 16h24

Palestra discute ações criativas para o desenvolvimento econômico

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), juntamente com a Superintendência de Desenvolvimento do Estado (Suder), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio/RO) e Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral (Sepog) realizaram nesta terça-feira (21) a Palestra ‘Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento’. O tema foi abordado pelo advogado e diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS), Ronaldo Lemos, apontado pela Revista Superinteressante como um dos pensadores do século.

De acordo com Lemos o tema é relativamente novo e que desperta o interesse daqueles que possuem uma mente voltada para o empreendedorismo. “A Economia Criativa é o futuro da produção mundial. O diferencial deste segmento é utilizar cultura e conhecimento em benefícios econômicos para uma determinada região. Essa é uma área que infelizmente vem sendo negligenciada em grande medida no Brasil, mas se utilizada de forma planejada tem a capacidade de produzir um retorno financeiro extraordinário”, explicou.

Segundo o palestrante, a economia criativa envolve setores voltados às expressões culturais como artesanato, arte popular e festa popular. Envolve também as artes visuais; audiovisuais como cinema, televisão e publicidade; design; moda; música; comunicação como TV e rádio; artes cênicas; lazer, entre outras. “Não podemos deixar de lembrar que esta tendência também agrega valor as produções tradicionais como agricultura, indústria, artesanato, entre outros. O importante é frisar que a mistura de cultura e outras formas de produção agregam valor e permitem possibilidades ilimitadas de crescimento”, pontuou.

George Braga, secretário estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão, que na ocasião representou o governador Confúcio Moura, destacou que Rondônia precisa dar atenção para as novas formas de desenvolvimento econômico. “Entre os objetivos deste evento, está o fomento do desenvolvimento setorial das atividades de compõe os segmentos da economia criativa e o desenvolvimento territorial, estimulando a valorização das redes, costumes, tradição e vocação local”, disse.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé ressalta a importância da estratégia do Governo de Rondônia, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do estado. “A economia criativa oferece enormes oportunidades. Além disso, existe o enorme campo pouco explorado da “culturalização dos negócios”: como inovar produtos e serviços, ampliar mercado e fidelizar clientes através da incorporação de elementos culturais e criativos ao negócio. Por isso a Economia Criativa tem sido considerada a grande estratégia de desenvolvimento para o século XXI”, falou.

Thomé acrescenta que o setor produtivo precisa estar atendo as ações que contribuam com o crescimento da economia rondoniense. “Certamente continuaremos a cumprir nosso papel como indutores de soluções de forma ativa ”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do Sistema Fiero