Setor produtivo apresenta ações estratégicas em evento realizado pela CNI
Presidente da FIERO participa do lançamento das prioridades para a região Norte em Brasília
Cumprindo agenda em Brasília,
o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo
Thomé participou do lançamento da publicação “Panorama da Infraestrutura –
Região Norte”. O documento faz parte de um levantamento estruturado pela
Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta os principais gargalos e
os desafios e oportunidades de investimentos sustentáveis nos estados que
compõem o norte brasileiro.
Na apresentação do Panorama, Thomé,
que também é vice-presidente da CNI e presidente do Instituto Amazôni+21 e da
Susteinable Investments Facility, debateu as necessidades de investimentos responsáveis
junto com o presidente da Federação das Indústrias do Pará (FIERA), Alex Dias Carvalho
e com o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz.
O estudo apontado pela CNI
apontou os principais desafios que precisam ser enfrentados para ampliar a
competitividade da região, especialmente no que diz respeito à infraestrutura
de transporte, energia e logística. O material apresenta dados atualizados e
propõe caminhos para superar limitações estruturais e promover um ambiente mais
favorável ao desenvolvimento econômico sustentável.
Confira
as prioridades para Rondônia
O trabalho proposto pela CNI e
FIERO sugere 10 prioridades para Rondônia, entre as quais obras de avanço da
BR-319, com o processo de licenciamento ambiental; a duplicação da BR-364 no
trecho entre Porto Velho e Vilhena; e a construção da ponte binacional
Guajará-Mirim.
O estudo reúne informações
sobre as áreas de transporte, energia e saneamento básico, bem como os gargalos
e propostas para melhorias da infraestrutura nos sete estados do Norte. De
acordo com o estudo, 74% dos empresários industriais consideram as condições de
infraestrutura do Norte como regular, ruim ou péssima.
• BR-319 (Porto Velho-Manaus): Avançar com o processo de licenciamento ambiental da rodovia BR-319, que liga Manaus a Porto Velho, como forma de garantir condições adequadas de transporte.
• BR-364/RO (Vilhena-Porto Velho): Discutir alternativas para
duplicação do trecho entre Vilhena e Porto Velho, uma vez que o projeto de
concessão prevê apenas a duplicação entre Jaru e Presidente Médici.
• Ponte Binacional Guajará-Mirim: Dar celeridade ao projeto
de construção da ponte binacional Guajará-Mirim, ampliando as rotas logísticas
de comércio internacional do país por meio do pacífico.
• BR-421/RO: Realizar obras de manutenção e ampliação da
malha rodoviária, com destaque para a pavimentação do trecho “Estrada Parque”.
• BR-425/RO: Expandir a infraestrutura rodoviária em pontos
críticos por meio da construção de acostamentos e duplicação de trechos de
pista simples, com o propósito de facilitar a produção industrial.
• Ferrovia Transoceânica (EF-354): Resgatar o projeto
ferroviário que visa conectar o Oceano Atlântico, no Brasil, ao Pacífico, no
Peru, atravessando a América do Sul. A ferrovia pode representar importante
meio para os estados da Região Norte ampliarem suas participações no mercado
asiático.
• Hidrovia do Madeira: Avançar com o processo de concessão da
Hidrovia do Madeira, sobretudo como forma de viabilizar as obras necessárias de
dragagem, sinalização, batimetria e derrocagem.
• Ampliação do sistema de abastecimento de água em RO:
Concluir as obras previstas para ampliação do sistema de abastecimento de água
em Jaru, Ji-Paraná e Porto Velho.
• Programa Norte Conectado: Fortalecer o Programa Norte
Conectado com o objetivo de acelerar o processo de expansão da infraestrutura
de comunicações na Região Amazônica.
• Infovias: Garantir a expansão da rede de fibra óptica, como
a Infovia 05 – Autazes (AM) a Porto Velho (RO); Infovia 06 – Manacapuru (AM) a
Rio Branco (AC); e a Infovia 08 – Fonte Boa (AM) a Cruzeiro do Sul (AC).
Jornalista: Andréa Machado
Minuto, com informações da CNI
Foto: CNI
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