IMPRENSA
17 de November de 2021 - 11h44

A- A A+

SESI Saúde de Ji-Paraná engajado na campanha Novembro Azul

Este mês é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Nesse sentido, a unidade do SESI Saúde de Ji-Paraná participa da campanha Novembro Azul com atividades voltadas à conscientização para a importância da prevenção para os homens. O SESI também conta com a parceria do Laboratório Rondon que está ofertando 20 exames de PCA.

A coordenadora de Saúde, Neli Dias destaca a melhor forma de prevenir o câncer de próstata é a conscientização sobre a importância e necessidade do homem também cuidar de si, manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar atividade física e visitar regularmente seu médico. Dessa forma, há uma maior possibilidade de diagnóstico precoce e tratamento eficaz.

Neli ressalta a importância do Instituto Lado a Lado, que em 2011 iniciou a campanha Novembro Azul com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

O SESI apoia este movimento que surgiu, conta a coordenadora, para conscientizar ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. “Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente, dentre outros, são cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, inclusive há testes e exames que precisam ser realizados com frequência”, explica Neli.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) foram diagnosticados mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019, o que representa 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente três milhões convivendo com ela.

De acordo com a gerente da unidade SESI Saúde de Ji-Paraná, Cintia Alves, a campanha Novembro Azul é fundamental, um movimento em prol da saúde do homem que tem como objetivo informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino. Além disso, a campanha visa frear o preconceito em relação a exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença.

“O nosso intuito é levar informações aos trabalhadores e motivar para que eles façam os exames periódicos e também ajudar a derrubar o preconceito criado em torno desses procedimentos. Lembramos também que, se o problema for diagnosticado no início, as chances de cura são grandes”, comentou.

Conforme Cintia, o SESI Saúde está engajado em todas as campanhas voltadas à melhoria da qualidade de vida e divulga e reitera para toda a comunidade a importância de realizar exames periódicos e acompanhamento médico. “Nossa coordenação e equipe de enfermagem participam efetivamente de atividades com este objetivo”, finalizou.




Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

Programa de Saúde Ocupacional é tema de palestra para alunos de Segurança do Trabalho, do SENAI de Ji-Paraná

SESI Saúde e SENAI de Ji-Paraná participam de curso de Brigada de Incêndio