03 de May de 2022 - 09h30

MPEs apresentam melhor desempenho no primeiro trimestre desde 2012

Indicadores da CNI apresentam aumentos no desempenho, na confiança e nas perspectivas, porém a situação financeira piorou. Falta ou alto custo de matéria-prima ainda é problema principal

O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para as micros e pequenas indústrias, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Panorama da Pequena Indústria mostra melhora no Índice de Desempenho, que registrou a melhor média (45,5 pontos) no primeiro trimestre do ano desde 2012. O Índice de Perspectiva também apresenta um aumento de 3,0 pontos quando comparado com o mesmo período de 2021.

Apesar disso, as condições financeiras apresentaram um recuo de 3,7 pontos nos primeiros meses de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior, e a falta ou alto custo de matéria-prima ainda é problema principal para MPEs.

“Chama a atenção que a preocupação com a falta e o alto custo das matérias-primas aumentou na passagem do quarto trimestre de 2021 para o primeiro trimestre de 2022, diferentemente do que aconteceu com as empresas de maior porte. O desempenho da pequena indústria no trimestre foi positivo, mas esse problema segue travando o que poderia ser um melhor resultado. A piora da situação financeira é outro reflexo desse problema de insumos”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

O Panorama da Pequena Indústria elenca quatro indicadores: desempenho, situação financeira, perspectivas e índice de confiança. Todos os índices variam de 0 a 100 pontos. Quanto maior ele for, melhor é a performance do setor. Veja, a seguir, a análise sobre cada um deles:

Desempenho das pequenas indústrias apresenta melhora

O desempenho das pequenas indústrias foi positivo no primeiro trimestre de 2022.

O indicador registrou 43,3 pontos, em janeiro de 2022, resultado abaixo da média histórica (43,5 pontos), porém nos meses seguintes o desempenho melhorou. Na passagem para fevereiro, o índice aumentou 1,8 ponto e, em março, cresceu mais 2,9 pontos.

Condições financeiras da pequena indústria apresentaram piora

O Índice de Situação Financeira das pequenas indústrias recuou para 41,0 pontos no primeiro trimestre de 2022. Na comparação com o quarto trimestre de 2021, o índice mostra queda de 1,0 ponto, ou seja, revela uma piora da situação financeira no primeiro trimestre de 2022.

Apesar da queda, o índice permanece acima de sua média histórica (37,8 pontos). Ou seja, a situação financeira deste trimestre apresentou resultado relativamente mais favorável que o de outros trimestres.

Preocupação com falta ou alto custo de matéria-prima volta a crescer

A falta ou alto custo de matéria-prima permaneceu no primeiro lugar do ranking de principais problemas enfrentados pelas MPEs da indústria extrativa, de transformação e da construção. A elevada carga tributária se manteve na segunda posição também para os três segmentos industriais.

Confiança e perspectivas da pequena indústria em abril de 2022

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) para as pequenas indústrias alcançou 56,4 pontos em abril de 2022, um aumento de 5,1 pontos na comparação com o mesmo mês em 2021. Portanto, o empresário segue otimista e com a confiança mais disseminada.

O Índice de Perspectivas da pequena indústria também apontou perspectivas favoráveis dos empresários da pequena indústria em 2022. O indicador registrou aumento de 0,6 ponto em abril de 2022, alcançando 51,3 pontos. A média deste trimestre foi 3 pontos maior que a média do mesmo período em 2021.

Sobre o Panorama da Pequena Indústria

A composição dos índices leva em consideração itens como volume de produção, número de empregados, utilização da capacidade instalada, satisfação com o lucro operacional e situação financeira, facilidade de acesso ao crédito, expectativa de evolução da demanda e intenção de investimento e de contratações.

Além disso, a pesquisa também traz o ranking dos principais problemas enfrentados pelas MPEs em cada trimestre.

A pesquisa é divulgada trimestralmente com base na análise dos dados da pequena indústria levantados na Sondagem Industrial, na Sondagem Indústria da Construção e no Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Todos os meses, as pesquisas ouvem mais de 900 empresários de empresas de pequeno porte.