23 de June de 2023 - 09h59

Emprego na indústria da construção sobe acima da média para os meses de maio, diz CNI

Pesquisa aponta ainda a maior Utilização da Capacidade Operacional para o mês desde 2014. Atividade da indústria da construção fica estável em um mês que, historicamente, registra queda

A Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o índice de evolução do nível de número de empregados da construção ficou em 50,7 pontos em maio de 2023. Dados acima da linha divisória de 50 pontos indicam crescimento do emprego e abaixo sugerem queda. A alta chama mais atenção por estar acima da média histórica para o período. Maio costuma ser um mês de queda no emprego, com média de 45,1 pontos.

Diferentemente do emprego, a atividade da indústria da construção ficou estável em maio, com 49,8 pontos. O dado está muito próximo da linha de corte (50 pontos), por isso é lido como estabilidade. “Esse resultado também é maior que a média histórica para o mês (46,3 pontos). Isso significa que a quase estabilidade da atividade em maio de 2023 é exceção, pois usualmente temos queda da atividade na passagem de abril para maio”, explica o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.

Além disso, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) apresentou aumento de 1 ponto percentual na passagem de abril para maio de 2023 e encerrou o mês em 67%. Além de positivo, esse resultado é maior que a média da UCO para meses de maio (62%). Adicionalmente, é o maior valor de UCO para o mês de maio desde 2014, quando a capacidade operacional foi de 70%.

Todos os índices de expectativas da indústria da construção recuam em junho

Apesar dos dados positivos do desempenho da construção em maio, todos os índices de expectativas para os próximos seis meses da indústria da construção recuaram em junho de 2023. Apesar da queda, os indicadores estão acima dos 50 pontos, o que mostra otimismo do empresário do setor, mesmo que mais moderado.

O índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas caiu 2,1 pontos, para 52,9 pontos, enquanto o índice de expectativa do número de empregados caiu 1,7 ponto, para 53,0 pontos. Os índices de expectativa em relação ao nível de atividade e de novos empreendimentos e serviços registraram quedas mais moderadas. O índice de expectativa em relação ao nível de atividade recuou 0,5 ponto, passando para 54,3 em junho. E o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços caiu 0,6 ponto, passando para 52,9 pontos, na passagem de maio para junho.

Índice de intenção de investimento da indústria da construção recuou 1,8 ponto

O índice de intenção de investimento da indústria da construção recuou 1,8 ponto de maio para junho de 2023, passando de 45,4 pontos para 43,6 pontos. Apesar da queda, o índice permanece em um patamar elevado na comparação com a média para junho, de 35,1 pontos.

Confiança do empresário da construção sobe para 52,2 pontos

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção subiu 0,3 ponto em junho de 2023, passando de 51,9 pontos para 52,2 pontos. A variação afasta o indicador da linha de corte de 50 pontos, o que significa que a confiança está ligeiramente maior e mais disseminada para os empresários do segmento.

Todos os componentes do ICEI da construção mostraram avanço, também moderado, na passagem de maio para junho: tanto o Índice de Condições Atuais como o Índice de Expectativas aumentaram 0,3 ponto no período.