06 de September de 2023 - 08h17

Empresas, pesquisadores e ecossistemas: veja os finalistas do Prêmio Nacional de Inovação

Público conhecerá os vencedores do prêmio no dia 26 de setembro, em São Paulo, em evento que antecede o 10º Congresso Internacional de Inovação da Indústria

Após recorde de inscrições desde 2017, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgam, nesta quarta-feira (6), os finalistas da 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI). Entre 3.005 inscritos de todas as unidades da federação, foram selecionados 56 finalistas, sendo 39 empresas, oito pesquisadores inovadores e nove ecossistemas de inovação. O Prêmio reconhece as melhores práticas de inovação do país.

O estado de São Paulo teve o maior número de finalistas (16), seguido por Santa Catarina (12), Bahia (7), Paraná (6), Distrito Federal (4), Rio Grande do Sul (3) e Minas Gerais (3). Alagoas, Amapá, Maranhão, Piauí e Pará também tiveram um finalista, cada.

Os vencedores do Prêmio serão contemplados com uma imersão nacional em ecossistema de inovação, um curso de educação executiva do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) e um curso em Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (SESI). O anúncio será feito em evento que será realizado no dia 26 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Veja quem são os finalistas!

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, acredita que o Prêmio Nacional de Inovação estimula iniciativas inovadoras entre empresas, ecossistemas e pesquisadores, e incentiva novas práticas de inovação no país. “O Prêmio não só enriquece a inovação entre esses atores, como também mostra ao Brasil o que vem sendo desenvolvido no universo da inovação, que tanto ajuda o país a crescer. E, agora com o Congresso de Inovação da Indústria sendo um evento internacional, também poderemos mostrar essas inovações para o Brasil e para o mundo”.

O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, destaca que o Prêmio não apenas reconhece experiências inovadoras, como demonstra que as melhores práticas estão em empresas de todos os portes. “O PNI materializa o que vimos de melhor em inovação nas grandes, médias e, sobretudo, nas pequenas. Inovação é para todas as empresas, independentemente de tamanho e setor”, afirma.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com correalização do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), e tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio, aos Ecossistemas de Inovação e aos Pesquisadores Inovadores. A premiação não avalia projetos isolados e, sim, a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas. A novidade desta edição foi a inclusão da categoria Pesquisador Inovador, que destaca indivíduos com esforços relevantes em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Inscrições abertas para o Congresso de Inovação da Indústria

Uma iniciativa da CNI e do Sebrae, a 10ª edição do Congresso Internacional de Inovação da Indústria terá como tema “Ecoinovação: rumo à indústria competitiva e sustentável”. O evento acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo. Para participar presencial ou virtualmente, inscreva-se gratuitamente no site do congresso.