IMPRENSA
08 de September de 2023 - 07h36

A- A A+

Turma do 2° Ano do SESI de Pimenta Bueno participam de atividades com Lego

Quando as caixas de Lego são distribuídas, os alunos do segundo ano, da unidade SESI de Pimenta Bueno, sabem que a atividade proposta vai envolver criatividade. A afirmação é da professora Laura Anesia, que analisa as peças de montar como uma ferramenta didática para os pequenos que estão prontos para explorar, aprender e criar.

Professora Laura Anesia comentou que "as crianças olham para as peças coloridas e variadas com olhos cheios de curiosidade, ansiosas para começar a construir. Mas a aula de Lego vai muito além da diversão; ela oferece inúmeras vantagens educacionais", garantiu.

A docente comentou que primeiramente, a aula de Lego ajuda a desenvolver habilidades motoras nas crianças. Elas precisam pegar e encaixar as peças, o que requer destreza e coordenação. Além disso, essa atividade também estimula a criatividade. À medida que as crianças montam suas criações, elas podem deixar a imaginação fluir, criando castelos, carros, robôs, ou qualquer outra coisa que surja em suas mentes.

Além disso, a aula de Lego promove a resolução de problemas. "As crianças enfrentam desafios ao tentar descobrir como encaixar as peças de maneira a criar o que desejam, então, elas experimentam, tentam diferentes abordagens e, eventualmente, encontram soluções para seus problemas de construção", disse Laura.

Outro benefício importante, conforme a professora, é o desenvolvimento das habilidades sociais. As crianças trabalham em grupos, compartilham peças e ideias, e aprendem a cooperar e se comunicar com os colegas. Essa interação social é fundamental para o crescimento emocional e social das crianças.

Segundo a coordenadora Renata Gaede, a aula de Lego também pode ser incorporada ao currículo de diversas disciplinas, como matemática e ciências. "As crianças podem aprender sobre formas geométricas, contar peças, explorar conceitos de física e até mesmo aprender sobre engenharia básica enquanto constroem estruturas estáveis.

"Em resumo", destacou a coordenadora, a aula de Lego com a turma do 2° ano foi uma experiência educacional altamente benéfica e divertida. "Ela ajudou as crianças a desenvolver uma variedade de habilidades, desde motoras até criatividade e resolução de problemas, enquanto também promove a interação social e o trabalho em equipe. É uma maneira empolgante de aprender que deixa uma impressão duradoura nas mentes jovens e prepara as crianças para futuros desafios acadêmicos e sociais", finalizou.

 


Mais notícias

SESI Saúde de Cacoal encerra mês da mulher com palestra preventiva

Alunos do SESI-SENAI-IEL de Cacoal participam de evento local

SESI Saúde de Cacoal integra Primeira Conferência de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável

SESI-SENAI-IEL Lagoa e SESI Nova Mutum promovem capacitação focada em adaptação e inclusão