29 de November de 2023 - 14h51

SENAI-RO realiza formatura dos cursos de Aprendizagem Técnica em Eletrotécnica e Técnica em Eletromecânica

A solenidade de formatura da turma dos cursos de Aprendizagem Técnica em Eletrotécnica e Técnica em Eletromecânica, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), ocorreu nesta terça-feira, 28. A cerimônia ocorreu no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO). Ao todo, são 36 formandos que ingressaram no curso por meio do Programa Jovem Aprendiz, e em parceria com a Santo Antônio Energia e Energisa.

O evento foi aberto oficialmente pelo gerente da unidade SENAI-CETEM, Cleber Melo, e contou com a participação de familiares dos formandos. Após a execução do hino nacional, o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL, Jair Coelho, parabenizou a turma e os aconselhou a nunca deixar de estudar. “Esta é apenas o final de uma etapa. Não podemos nos acomodar, o estudo é a fonte do conhecimento, por isso, amplie seus horizontes, sejam curiosos e busquem sempre estar atualizado perante as constantes mudanças e estejam ligados à pauta do mundo”, afirmou.

Em suas palavras Jair Coelho enfatizou a importância da autonomia pessoal. “Trabalhe e estude para ter sua autonomia, sua independência, seja financeira e de pensamentos”, ressaltou. Ele também explanou rapidamente sobre sua vida profissional e experiências como egresso do SENAI. “Comecei como vocês, fazendo um curso técnico e já atuei profissionalmente em outros países e estados do Brasil, como Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Estejam abertos a novos horizontes e oportunidades”, apresentou.

O representante da Santo Antônio Energia, coordenador de operações, Edvaldo Soares Araújo Neto, ao se dirigir à turma, afirmou que tem orgulho de participar da solenidade e enfatizou a dedicação dos formandos que atuam na empresa. Disse que o programa Jovem Aprendiz é valoroso e que a parceria com o SENAI proporciona entregar ao mercado, profissionais capacitados com o que há de melhor em educação. O supervisor de construção e manutenção da Energisa, Sidnei Oliveira dos Santos, enalteceu a conclusão por parte dos formandos, congratulando pelo êxito e esperando vê-los em breve como colegas de trabalho.

Em suas palavras, o instrutor do curso de eletroeletrônica, Ricardo Cleudo Rocha Soares falou sobre o período em que conviveram juntos, seja nas horas em sala de aula, ou durante a descontração do intervalo. “Houve momentos, em que algumas palavras de incentivo ao longo do curso fizeram a diferença para alguns. Mas a turma foi dedicada em toda a jornada e estão prontos para enfrentar o mercado de trabalho. Desejo sucesso a todos”, comemorou.

O discurso foi realizado pela formanda Cirleane Carol Maia da Silva e o juramento proferido pelo aluno Vinícius Mairinck Freitas Nascimento.

A formanda Thamires Cauany Cunha da Costa disse que tomou a decisão de fazer o curso de eletrotécnica, pois já estava trabalhando na Santo Antônio Energia dentro do projeto Jovem Aprendiz. Neste período atuou no setor de operação que faz o acompanhamento do funcionamento tempo real das Unidades Geradoras. “Agradeço a oportunidade tanto da empresa, quanto do SENAI de poder evoluir na carreira e obter mais experiência”, pontuou.