09 de outubro de 2020 - 10h57

FIERO apresenta perspectivas da Indústria para a EMERON

Indústria de Rondônia, sua situação atual, perspectivas e desenvolvimento sustentável, foi o tema da palestra proferida de forma virtual pelo presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, a convite da Escola da Magistratura (EMERON), nesta quinta-feira, 8, com a participação dos seus membros e alunos.

O diretor da instituição desembargador Miguel Mônico Neto, fez a abertura afirmando que os eventos vêm trazendo ao debate as questões que envolvem o desenvolvimento econômico de Rondônia e sustentabilidade. “Na escola temos uma política de oitiva dos setores que integram a nossa sociedade”, afirmou Miguel Mônico.

Marcelo Thomé traçou um perfil das entidades representativas, como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e a própria FIERO, e em seguida discorreu sobre a importância da indústria para o Brasil e Rondônia. “Atualmente é o setor que mais adiciona valor à economia no Brasil, é responsável por mais de 70% das exportações de bens e serviços e quem mais investe em pesquisa e inovação no país”, ressaltou.

Comentou sobre a retomada do setor industrial neste pós-pandemia, ao mostrar que já há uma recuperação em faturamento real, horas trabalhadas e geração de novos empregos. “Isso demonstra que a indústria já está respondendo a recuperação da economia e a reabertura gradual que a pandemia permite”, destacou.

Apresentando os números locais, os setores de Serviços industriais de utilidade pública, construção, alimentos, madeira e minerais não metálicos compõem 94,2% da indústria do estado, representando 18% do PIB de Rondônia.

Amazônia+21

Durante a palestra, o presidente da FIERO apresentou as propostas sobre o desenvolvimento sustentável para a Região Amazônica, proposto pelo Fórum Mundial Amazônia+21, que acontece entre os dias 4 a 6 de novembro de forma virtual. Falou sobre os debates prévios que vêm sendo ocorrendo, inclusive convidou a todos para participar do próximo debate prévio que será nesta quarta-feira, 14, quando será abordado questões abrangendo cultura e cidades amazônicas.