IMPRENSA
08 de abril de 2021 - 09h16

A- A A+

Segunda onda de Covid 19 interrompe sequência de nove altas na atividade industrial

Queda em horas trabalhadas na produção, faturamento, massa salarial, rendimento médio e utilização da capacidade instalada marcaram fevereiro deste ano na indústria. Apenas o emprego resistiu


A segunda onda do coronavírus teve um impacto negativo na indústria, que começou a ser sentido ainda em fevereiro deste ano. De acordo com a pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), depois de nove altas seguidas nas horas trabalhadas na produção, o indicador teve uma queda de 0,5%.

 

De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, o desaquecimento da atividade industrial também provocou retração do faturamento (-3,3%), da massa salarial (-1,1%), do rendimento médio (-1,8%) e da utilização da capacidade instalada (-0,4 ponto percentual). 

 

“O emprego foi o único indicador que manteve a sequência de altas. Ele vem crescendo desde agosto de 2020 e, em fevereiro, ultrapassou o nível pré-pandemia, ainda influenciado pela forte recuperação da atividade industrial de meses anteriores. Mas os demais dados mostram a interrupção da tendência de alta da atividade industrial, o que pode se refletir no emprego mais para a frente”, afirma o economista.

 

Indicadores industriais estão melhores do que há um ano

 

Com a queda, o faturamento real voltou ao nível de novembro de 2020, desfazendo os ganhos de dezembro e de janeiro. Mesmo assim, o faturamento de fevereiro de 2021 permanece 4,5% maior que o registrado no mesmo mês de 2020.

 

As horas trabalhadas na produção apresentam alta de 3,5% entre fevereiro de 2021 e o mesmo mês do ano passado. O emprego está 1,1% acima do observado nessa comparação. 

 

A Utilização de Capacidade Instalada (UCI) da indústria caiu 0,4 ponto percentual em relação a janeiro de 2021. Apesar da retração, a UCI segue elevada, em 80,2%, considerando a série livre de efeitos sazonais. A UCI permanece 0,9 ponto percentual acima do verificado no mesmo mês do ano passado (78,4% em fevereiro de 2021 contra 77,5% em fevereiro de 2020, considerando os dados sem ajuste sazonal).


Mais notícias

Encontro da Saga SENAI de Inovação acontece nesta sexta-feira

SENAI e Embrapa lançam edital de inovação para agricultura

Competição de robótica da FIRST LEGO League tem início com regional de Santa Catarina

Alunos do Novo Ensino Médio do SESI Rondônia participam de simulado ENEM 2021