IMPRENSA
21 de January de 2022 - 08h10

A- A A+

Com educação profissional e inovação, Brasil torna sua indústria mais competitiva

Principal parceiro do setor em qualificação, testes de qualidade, consultoria e pesquisa e desenvolvimento, SENAI completa 80 anos com desafio de se tornar um modelo para o país

 

O Brasil encontra-se em um momento chave. Com um histórico de baixa escolaridade da população e pouco investimento em ciência e tecnologia, o país passa por um processo de desindustrialização, de queda na participação dos setores de alta complexidade e aumento na evasão escolar. 

 

Se por um lado, a pandemia da Covid-19 agravou alguns desses indicadores, por outro, acelerou tendências e obrigou governos, o setor produtivo e as instituições de ensino e pesquisa a repensarem estratégias para lidar com os desafios de uma economia – e uma sociedade – em transformação.

 

Para enfrentar esse momento-chave e contribuir com um novo modelo de desenvolvimento social e econômico, de base industrial, o Brasil conta com uma instituição com 80 anos de história, reconhecida internacionalmente. Neste sábado (22), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) completa 80 anos como maior parceiro da indústria brasileira.

 

A instituição, criada em 1942 para qualificar mão de obra, evoluiu junto com o setor, tornando-se referência em educação profissional e tecnológica e inovação. Em oito décadas, a rede de escolas e institutos espalhados pelo país multiplicou o número de unidades, ampliou o portfólio de cursos e serviços para as 28 áreas industriais e alcançou um nível de excelência, da infraestrutura ao corpo técnico.

 

“O SENAI sempre esteve um passo à frente, antecipando cenários e tendências do mercado de trabalho por meio de estudos e do diálogo com o setor produtivo. Além da qualificação de mão de obra alinhada às demandas da indústria, a instituição presta um conjunto de serviços, com os institutos de inovação e tecnologia, para que os produtos brasileiros possam competir no mercado global”, destaca o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

 

Números comprovam força

 

Nesses 80 anos, o SENAI formou mais de 80 milhões de pessoas, em cursos da iniciação profissional à pós-graduação. A formação profissional de acordo com as tendências e necessidades das empresas é o que garante a empregabilidade dos ex-alunos e a satisfação dos empregadores: 92% das empresas preferem formandos do SENAI e sete em cada 10 ex-alunos de cursos técnicos estão empregados um ano após a conclusão – nos cursos de graduação, o índice de ocupação chega a 80%. 

 

Hoje, a instituição conta com:

523 unidades operacionais;

465 unidades móveis, sendo dois barcos-escola; 

26 Institutos de Inovação;

62 Institutos de Tecnologia;

Atendimento a brasileiros de 4.749 municípios nos últimos três anos;

Escolas de formação em países da África, Ásia e América Latina, como Guatemala, Paraguai, Cabo Verde, Jamaica e Timor Leste. 

 

“Ao ajudar as empresas brasileiras a dar o salto rumo à indústria 4.0 e a preparar os profissionais para o futuro do trabalho, o SENAI se torna um verdadeiro ativo dos brasileiros. Tanto a expertise quanto a infraestrutura não podem ser ignoradas quando traçamos as estratégias para o país melhorar o nível de escolaridade da população e investir em inovação”, completa o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. 

 

Prova da qualidade é o resultado alcançado pelos alunos da instituição na WorldSkills. O Brasil conquistou o 3º lugar na última edição da olimpíada de profissões técnicas, disputando com países cujos sistemas educacionais são referências em todo o mundo.

 

Confira alguns marcos históricos de um dos maiores complexos privados de educação profissional e tecnológica do mundo:

 

22 de janeiro de 1942 - O SENAI é instituído pelo Decreto-lei nº 4.048. 

Final dos anos 40 - Presente em 18 estados, com 431 cursos de formação de artífices, 30 de aperfeiçoamento e 145 de outras modalidades.

Final dos anos 50 - Amplia o alcance para quase todo território nacional e começa a buscar no exterior formação para seus técnicos. Torna-se referência em instituições estrangeiras da América Latina, como Venezuela, Chile, Argentina e Peru.

1973 - Cria os Centros de Treinamento e das Unidades Móveis, com o objetivo de preparar mão-de-obra e oferecer serviços tecnológicos às empresas.

Final dos anos 80 - Rede alcança quase 1 milhão e 200 mil matrículas – 77% em treinamento, 13% em qualificação, 9% em aprendizagem e 1% em habilitação.

1982 - Primeiro Torneio de Formação Profissional, no Rio de Janeiro, nas áreas de Ajustagem e Tornearia Mecânica – embrião da atual Olimpíada do Conhecimento. No ano seguinte, os alunos começam a participar dos Torneios Internacionais de Formação Profissional.

1992 - Instituição completa 50 anos com 564 unidades operacionais, sendo 273 fixas e 302 móveis.

1999 - Surge o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), para atender pessoas com todos os tipos de deficiência.

2006 - Fortalecimento das relações SESI e SENAI, com a implementação do projeto “Educação Básica e Educação Profissional”. SENAI também lança o Sistema SENAI de Certificação de Pessoas, que, em 2009, recebe o selo do INMETRO.

2009 - Criação do INOVA, iniciativa para fomentar a inovação e o empreendedorismo de alunos, técnicos e docentes.

2012 - Criação dos Institutos SENAI de Inovação.

2014 – SENAI chega a 3,6 milhões matrículas.

2015 - WorldSkills é sediada no Brasil e o país se consagra campeão mundial.

2020 - Criação do Mundo SENAI, plataforma on-line que reúne o portfólio e a oferta de cursos em todos os estados. 

 

Descontos em cursos

 

Para comemorar o aniversário de 80 anos, o SENAI está com descontos de 22% em 28 cursos de qualificação da Loja Nacional do Mundo SENAI. Há opções nas áreas de gestão, logística, química, alimentos e bebidas, vestuário, madeira e mobiliário, tecnologia da informação, metalmecânica e construção civil. 

 

Além disso, cinco cursos com 80 horas de duração estarão no valor fixo de R$ 80: Cloud Advanced, Digitalização na Indústria, Inteligência artificial, Lean Manufacturing e Python Essentials. Os descontos são válidos até 31 de janeiro.


Mais notícias

ELEV3R se prepara para representar o SESI-Rondônia na Austrália

Alunos do 4º ano do SESI de Pimenta Bueno apresentam maquetes sobre seres vivos

SESI de Porto Velho promove roda de conversa sobre as profissões

Aula no laboratório explora mundo dos organismos unicelulares em Pimenta Bueno