IMPRENSA
16 de May de 2022 - 11h39

A- A A+

Aterro Sanitário de Cacoal recebe visita técnica de alunos da unidade local do SESI-SENAI-IEL

Sob a supervisão da professora Elhda Rodrigues Pereira de Melo, 22 alunos da segunda série do Novo Ensino Médio da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, participaram de visita técnica ao aterro sanitário MFM Soluções Ambientais.

Durante a visita os alunos conheceram toda a infraestrutura do aterro sanitário, do início do processo até a etapa final que acontece na estação de tratamento físico químico.

Segundo a professora Elhda, a atividade faz parte dos projetos educacionais da instituição, cujo tema é Reciclagem e Aterro Sanitário. “A reciclagem gera emprego e renda e também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários”, explicou a docente.

Elhda disse ainda que os alunos aprenderam que os aterros sanitários são menos nocivos ao meio ambiente, pois são construídos para evitar a contaminação do solo, da água e do ar. “Dessa forma, os subprodutos do lixo, como chorume e gases tóxicos, são retidos e não entram em contato com a natureza”, pontuou.

Quanto à reciclagem, a professora explicou que se trata de um processo de transformação de um material em um novo produto, por exemplo, transformação de garrafas PET usadas em novas garrafas. Porém, também é possível reciclar um material e transformá-lo em outro, completamente diferente, como a reciclagem de papel em folhas A4 recicladas.

A reciclagem, pontuou a docente, é o processo de reaproveitamento do lixo descartado, dando origem a um novo produto ou a uma nova matéria-prima com o objetivo de diminuir a produção de rejeitos e o seu acúmulo na natureza, reduzindo o impacto ambiental. “Por isso é fundamental colocarmos em prática os três Rs da sustentabilidade, ou seja, reduzir, reutilizar e reciclar”, finalizou.

Segundo a gerente da unidade SESI-SENAI-IEL de Cacoal, Jocilene Ribeiro Andrade, a visita técnica é fundamental, pois possibilita unir a teoria da sala de aula com a prática in loco. “Este conteúdo trabalhado pela professora Elhda, não apenas traz conhecimento, mas conscientiza os alunos sobre o lixo que produzimos e para a realização de ações relacionadas à reciclagem, com foco nos benefícios para o meio ambiente e a sociedade”, afirmou.

Jocilene completou dizendo que na próxima terça-feira,17, outra turma do Novo Ensino Médio do SESI-SENAI-IEL de Cacoal vai realizar visita técnica no mesmo aterro.

 

 

 

 


Mais notícias

Curso para professores de inglês tem mais de 600 vagas e inscrições gratuitas até 16 de janeiro

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

SESI e SENAI apresentam portfólio em evento da Base Aérea

SESI-SENAI de Ji-Paraná e Jaru realiza live sobre os cuidados com a saúde mental