IMPRENSA
24 de November de 2025 - 17h07

A- A A+

Integração e cidadania marcam encerramento do projeto “Empreendedorismo Social”

Com o propósito de aproximar estudantes e promover convivência baseada em colaboração, criatividade e empatia, a Escola SESI Cacoal recebeu os alunos do Centro de Reabilitação Neurológica e Infantil de Cacoal (CERNIC) para o encerramento do projeto “Empreendedorismo Social”, desenvolvido pelo 8º ano A. O encontro reuniu educação, sensibilidade e alegria em uma manhã dedicada ao compartilhamento de experiências.

Mais do que concluir uma etapa, a ação buscou incentivar relações de cooperação por meio de atividades lúdicas e culturais. Toda a programação foi organizada pelos alunos do SESI, que transformaram conceitos estudados em ações práticas de acolhimento. O pátio da escola recebeu música, pintura facial, distribuição de algodão doce e cupcakes, além de brincadeiras como jogos de bola ao gol e argolas.

De acordo com a professora de Linguagens Karine Stecca, responsável pela atividade, a proposta foi proporcionar um momento de convivência autêntica, valorizando cada participante e promovendo inclusão por meio do lazer. Para Stecca, o encontro representou uma vivência essencial no processo educativo.

"Hoje vivemos um dia verdadeiramente especial, que coroa meses de dedicação, aprendizado e, acima de tudo, humanidade. O projeto de Empreendedorismo Social do 8º ano foi muito além dos conceitos de negócio; foi uma lição de vida, um exercício de olhar para o próximo com empatia, criatividade e alegria", afirmou.

Karine também comentou que observar a interação entre os estudantes do SESI e do CERNIC confirma que “somos mais fortes quando estamos unidos”, cultivando valores de cidadania e sensibilidade que os acompanharão ao longo da vida.

A experiência também foi significativa para os participantes. A aluna do 8º ano Marina de Oliveira Faga contou como a atividade ampliou sua percepção: “Participar da pintura no rosto das crianças foi inesquecível. Enquanto desenhava cada traço, via nos olhos delas a emoção e a alegria daquele momento. Foi muito especial perceber que, com um gesto simples, conseguimos criar sorrisos e boas lembranças”, disse.

A ação ainda contribuiu para o crescimento do hábito de leitura, o interesse por diferentes gêneros literários e o desenvolvimento da capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. Além disso, estimulou o envolvimento das famílias e valorizou o protagonismo dos alunos, fortalecendo um ambiente escolar mais participativo e inspirador.


Mais notícias

Redução do déficit primário é importante, mas solução não deve passar por mudanças no CARF, avalia CNI

Feira JEPP 2025 estimula protagonismo e criatividade de estudantes no SESI de Vilhena

SESI de Pimenta Bueno desenvolve Projeto de Empreendedorismo e Ética com os alunos do 4º ano

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais