Redução do déficit primário é importante, mas solução não deve passar por mudanças no CARF, avalia CNI
Integração e cidadania marcam encerramento do projeto “Empreendedorismo Social”
Com o propósito de aproximar estudantes e promover
convivência baseada em colaboração, criatividade e empatia, a Escola SESI
Cacoal recebeu os alunos do Centro de Reabilitação Neurológica e Infantil de
Cacoal (CERNIC) para o encerramento do projeto “Empreendedorismo Social”,
desenvolvido pelo 8º ano A. O encontro reuniu educação, sensibilidade e alegria
em uma manhã dedicada ao compartilhamento de experiências.
Mais do que concluir uma etapa, a ação buscou incentivar
relações de cooperação por meio de atividades lúdicas e culturais. Toda a
programação foi organizada pelos alunos do SESI, que transformaram conceitos
estudados em ações práticas de acolhimento. O pátio da escola recebeu música,
pintura facial, distribuição de algodão doce e cupcakes, além de brincadeiras
como jogos de bola ao gol e argolas.
De acordo com a professora de Linguagens Karine
Stecca, responsável pela atividade, a proposta foi proporcionar um momento de
convivência autêntica, valorizando cada participante e promovendo inclusão por
meio do lazer. Para Stecca, o encontro representou uma vivência essencial no
processo educativo.
"Hoje vivemos um dia verdadeiramente especial,
que coroa meses de dedicação, aprendizado e, acima de tudo, humanidade. O
projeto de Empreendedorismo Social do 8º ano foi muito além dos conceitos de
negócio; foi uma lição de vida, um exercício de olhar para o próximo com
empatia, criatividade e alegria", afirmou.
Karine também comentou que observar a interação
entre os estudantes do SESI e do CERNIC confirma que “somos mais fortes quando
estamos unidos”, cultivando valores de cidadania e sensibilidade que os
acompanharão ao longo da vida.
A experiência também foi significativa para os
participantes. A aluna do 8º ano Marina de Oliveira Faga contou como a
atividade ampliou sua percepção: “Participar da pintura no rosto das crianças
foi inesquecível. Enquanto desenhava cada traço, via nos olhos delas a emoção e
a alegria daquele momento. Foi muito especial perceber que, com um gesto
simples, conseguimos criar sorrisos e boas lembranças”, disse.
A ação ainda contribuiu para o crescimento do
hábito de leitura, o interesse por diferentes gêneros literários e o
desenvolvimento da capacidade crítica e interpretativa dos estudantes. Além
disso, estimulou o envolvimento das famílias e valorizou o protagonismo dos
alunos, fortalecendo um ambiente escolar mais participativo e inspirador.
Mais notícias
Feira JEPP 2025 estimula protagonismo e criatividade de estudantes no SESI de Vilhena
SESI de Pimenta Bueno desenvolve Projeto de Empreendedorismo e Ética com os alunos do 4º ano
CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais
