IMPRENSA
26 de March de 2024 - 14h19

A- A A+

CNI sedia fórum internacional para fortalecer empreendedoras industriais

O WE Fórum é conhecido por promover o crescimento econômico das

mulheres, missão que também faz parte do Mapa Estratégico da Indústria 2023-2032

 

Começou nesta segunda-feira (25), na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, o Women Entrepreneur Forum (WE Forum) – evento que reúne empresárias e líderes de diversos países para debater sobre igualdade de gênero, economia, tendências, inovação e instrumentos para inclusão de mulheres no empreendedorismo e no mundo corporativo. O objetivo é proporcionar trocas de conhecimento e oportunidade de negócios nacionais e internacionais para empreendedoras industriais de todo o Brasil.


“Ao estimular o intercâmbio de ideias e a formação de parcerias, este evento contribui para ampliar a participação das empresas lideradas por mulheres no comércio internacional e para a promoção da equidade social e do crescimento da economia”, destacou o presidente da CNI, Ricardo Alban, na abertura do encontro internacional.


As anfitriãs do WE Fórum, Mônica Monteiro, presidente do Fórum Industrial da Mulher Empresária da CNI; e Ana Claudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) falaram da parceria do comércio e da indústria e apresentaram dados importantes sobre o crescimento das mulheres na indústria nos últimos anos.


“Nas próximas décadas, a opinião feminina será cada vez mais presente nas decisões de compra. É vital que a indústria considere a pesquisa e o desenvolvimento de produtos para este público. É animador dizer, com base nos dados do Observatório da Indústria, que 80% da indústria brasileira já promove iniciativas focadas nas mulheres e 60% delas já adotam políticas de igualdade de gênero”, destacou Mônica Monteiro.


A exportação impacta a economia e o desenvolvimento social


A diretora de negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza, relembrou a importância da exportação para o futuro da população brasileira. “Entendemos que quando uma empresa exporta, ela emprega mais gente, ela paga melhores salários e, quando essa empresa é liderada por mulheres, invariavelmente, essa renda é destinada para uma nutrição melhor da família, para uma educação melhor. Logo, com exportação estamos impactando de forma imediata a economia, mas também a sociedade e a qualidade de vida das gerações futuras”, explicou Ana Paula.


O Women Entrepreneur Forum é organizado pelo Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Câmara de Comércio e Indústria da Mulher Indiana (WICCI), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

 

CNI promove rodadas de negócios para empresárias durante WE Forum

 

Paralelo ao WE Fórum, a CNI realizará o WE Forum Business Networking nesta terça-feira (26), onde empresárias brasileiras negociarão com compradoras internacionais da Argentina, dos Estados Unidos da América, da Rússia, da República Dominicana e do Peru.

As rodadas de negócios são um momento para que as empresárias apresentem produtos, estabeleçam parcerias e ampliem as redes de contato. A expectativa é que as negociações movimentem cerca de R$ 50 milhões em Alimentos, Cosméticos e Moda.

 

Evento também será palco para formatura do programa Mulheres Globais

 

O WE Forum também marcará o fim do primeiro ciclo do programa Mulheres Globais, realizado pela CNI e ApexBrasil desde o ano passado. Na manhã do dia 26, serão entregues os certificados para empresárias que participaram das mentorias e dos workshops do programa.

“A CNI trabalha para ampliar as oportunidades de negócios para empresas lideradas por mulheres por meio de iniciativas como o programa Mulheres Globais, que orienta as empresárias a utilizarem o comércio eletrônico como estratégia para internacionalizar empresas”, completa Alban.

O programa foi criado para promover o e-commerce como estratégia de expansão e internacionalização, desenvolver competências em Gestão e Marketing Digital, além de definir proposta de valor e modelos de negócios com foco no comércio eletrônico internacional.

 

Acesse o site do Woman Entrepreneur Forum para conferir a programação completa e acompanhar virtualmente.


Mais notícias

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM

Prédio do SESI e SENAI de Ariquemes está com instalações revitalizadas