09 de June de 2022 - 16h04

De aluno do SESI a estagiário: O caminho de Paulo Ortiz até a Casa da Indústria

Como diz o dito popular: O bom filho à casa torna. Essa é a história de sucesso do Paulo Ortiz que em 2021 foi aprovado no processo seletivo de estágio para atuar na área de suporte técnico em informática. O primeiro contato do Paulo com a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), e seus braços operacionais SESI, SENAI e IEL, foi quando seus pais o matricularam no colégio SESI para cursar o 7° ano do ensino fundamental II onde permaneceu até o 2° ano do ensino médio.

Com o desafio de desenvolver uma educação de excelência voltada para o mundo do trabalho e aumentar a produtividade da indústria, o SESI tem por objetivo preparar os jovens para o ambiente profissional e reforçar sua formação básica e continuada, utilizando modernas tecnologias educacionais. Exemplo disso são as aulas de robótica, que despertam diversas habilidades entre os alunos.

Com Paulo isso não foi diferente, hoje ele é acadêmico de engenharia da computação na UNAMA, e por possuir um perfil proativo tratou logo de buscar o aprendizado na prática e vivenciar a rotina de universidade/empresa.

“Uma coisa que eu aprendi no estágio é que a gente desenvolve muito mais na prática do que na teoria. Muitas coisas que não aprendi na faculdade todo esse tempo, tive a oportunidade de colocar em prática durante a realização do meu estágio. Trabalhamos com uma grande rede de computadores, servidores, softwares e hardwares de marcas renomadas mundialmente. Atuar com o sistema daqui é essencial para agregar conhecimento e consolidar tudo o que sei de tecnologia até hoje” diz o estudante.

Ele conta que sua mãe Ivone Ortiz, trabalhou na área de infraestrutura no Serviço Social da Indústria – DR/RO, e que seu pai ficou muito feliz por ele retornar à Federação como estagiário, pois já conhecia a forma de trabalho da organização e sabia que seria de grande aprendizado para ele. “Esta vivência me credencia a encarar o mercado de trabalho com mais segurança”, afirma. Comenta também que vir a atuar na Casa da Indústria foi muito empolgante, pois já conhecia muita gente da época em que estudou no colégio SESI.

Paulo conseguiu ganhar o respeito e carinho dos funcionários da organização e de seus gestores, com o seu perfil eficaz. “O atendimento da TI através do estagiário Paulo nos eventos, tem sido muito positivo, pois ele consegue ficar atento aos detalhes, é uma pessoa proativa e dinâmica, isso é fundamental para a realização das atividades”, diz Ruth Sucupira, responsável pelo cerimonial da FIERO.

O supervisor da T.I, Luciano Botelho afirma que “ O Estagiário Paulo Ortiz é uma pessoa muito aplicada e envolvida com as atividades que exerce na área. Demonstra grande interesse junto as demais atividades laborais do setor, em especial a infraestrutura de Redes, tanto na parte física quanto na parte lógica. Muito educado no atendimento aos usuários e sobretudo comprometido com a solução oportuna, sendo um diferencial e elevando a qualidade do atendimento da Supervisão de Tecnologia da Informação. Como Supervisor da área, estamos muito satisfeitos com seu desempenho de trabalho, entusiasmo em aprender e dedicação para com todos da nossa equipe.