07 de July de 2022 - 14h55

FIERO cria conselho para fortalecer a economia do Estado

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) criou o Conselho Temático de Agronegócios (COAGRO-FIERO) durante a realização da última assembleia geral extraordinária da entidade.

Conforme os números divulgados pela Secretaria de Estado da Agricultura (SEAGRI), o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária de Rondônia, supera R$ 18 bilhões, sendo a pecuária responsável por mais de R$ 12 bilhões e a agricultura supera os R$ 6 bilhões do montante. O Estado representa 7% do VBP bovino do país.

O 10º levantamento da safra de grãos do Conab, aponta uma estimativa de colheita de 2,7 millhões de toneladas no Estado, se consolidando como o 3º maior produtor de grãos da região Norte do Brasil, que tem como destaques a soja, milho, feijão, arroz e café, com uma relevância para este último item, que corresponde a 3,33% do VBP do café total do país.

De janeiro a maio deste ano, a soja, a carne e o estanho foram os produtos com maior volume de exportação, somando U$ 1,2 bilhão, e que tem como nossos principais parceiros, a China, e países da Europa como a Espanha e Holanda. Os números apontam que 10% de carne congelada do Brasil para exportação, saem de Rondônia.

Segundo o presidente da Marcelo Thomé, a criação deste conselho, servirá, dentre outras questões, dialogar e apresentar informações e propostas que orientem as decisões da federação na defesa dos interesses da indústria rondoniense. “Rondônia é um estado essencialmente voltado ao agronegócio, e, com o início das atividades do COAGRO, teremos subsídios para propor políticas ou medidas voltadas para a melhoria da competitividade das cadeias produtivas da nossa agroindústria”, afirmou o presidente da FIERO.

Dentre suas atribuições, o COAGRO-FIERO promoverá o fortalecimento do diálogo em busca de melhores soluções para a expansão do agro e a indústria de Rondônia, analisar projetos de lei ou medidas governamentais que afetem o setor, promover e estimular a interação das entidades representativas da indústria com a Federação, dentre outras questões pertinentes ao setor.

Para presidir o COAGRO-FIERO, o empresário do segmento alimentício, Luiz Bernardo foi indicado pelo presidente Marcelo Thomé, e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Representantes da Federação.