22 de July de 2022 - 14h08

FIERO e CBIC participam de apresentação do Programa de Fortalecimento de Capacidades à Promoção de Edificações Sustentáveis

Representantes da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), da Federação das Indústrias (FIERO) e dos sindicatos do segmento da construção civil de Rondônia participaram na manhã desta sexta-feira, 22, de encontro na Prefeitura de Porto Velho onde aconteceu a apresentação do Programa de Fortalecimento de Capacidades à Promoção de Edificações Sustentáveis, pela coordenadora do referido programa para América Latina e Caribe, Silvia Solano e ainda a consultora Liliani Souza, da IFC Brasil.

O evento foi realizado pela Corporação Financeira Internacional (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria da vida das pessoas ao estimular o crescimento do setor privado nos países em desenvolvimento a partir da criação de novos mercados, da mobilização de investidores e do compartilhamento de conhecimento.

O presidente da CBIC, José Carlos Martins ressaltou que “a IFC criou um nível de certificação de sustentabilidade, e nós gostamos deste modelo, por ser mais fácil de ser popularizado, mais baratos que os outros, pois realmente objetiva melhorar sistemicamente a sustentabilidade”, disse.

Martins acrescenta que “e nós como CBIC, daí a nossa parceria, acreditamos porque a sustentabilidade quer dizer redução de custos e é preciso entender é que quando se faz um projeto, desde a sua concepção, passando pelo uso dos materiais e equipamentos, ou seja, o ciclo completo, conseguimos reduzir muito o consumo de energia e de água, por exemplo, e quando isso acontece, quer dizer que o bolso de quem comprou, vai gastar menos”, pontuou.

Na oportunidade, o presidente da CBIC comentou o Projeto de Lei 462/2020. Martins lembra que o PL ainda não foi votado na Câmara, mas somente a urgência. “A CBIC defende o aperfeiçoamento do projeto. Hoje, da forma como está escrito, ele pode se transformar num mero saque do FGTS. Para que ele prospere, é necessário um prazo mínimo para que o comprador fique com o imóvel, de três a cinco anos. O problema é simplesmente sacar para consumo. E com isso não concordamos”, finaliza.

De acordo com o presidente eleito do Sinduscon-RO, Ricardo Moreira dos Santos, a apresentação comprova as obras sustentáveis como uma tendência mundial. “As empresas locais e o meio ambiente serão beneficiados com tão importante projeto que os técnicos do IFC mostraram para os construtores e empresários da região que todos devem se preparar para este movimento”.

Conforme o vice-presidente do Sinduscon-PVH, Marcos Pires, a ideia é implantar um projeto voltado a sustentabilidade em Porto Velho. “É uma ideia interessante que é implantar a eficiência energética, primeiramente neste segmento da construção. As empresas interessadas em trabalhar em obras certificadas com selo internacional e nacional terá benefícios, como a redução percentual do IPTU do terreno. A inciativa vai beneficiar as empresas, o município e o meio ambiente”.

Gilberto Baptista, em nome do presidente da FIERO, do Sinduscon-PVH e da Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, Marcelo Thomé, destacou a importância da iniciativa, “pois visa fomentar cidades sustentáveis e pensando na preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida da população. A CBIC tem o projeto Cidades Sustentáveis, que se harmoniza com o propósito da IFC. A ideia é construirmos juntos essa nova dinâmica mundial de cidades sustentáveis”.

Baptista comenta ainda que a IFC está realizando reuniões em todas as cidades da região Norte e é a primeira que acontece em Porto Velho.