IMPRENSA
20 de September de 2022 - 09h32

A- A A+

Construção registra elevada expansão da atividade e do emprego

Pesquisa da CNI mostra que, pelo terceiro mês consecutivo, a indústria da construção tem avanços crescentes. Entre julho e agosto, houve melhora da avaliação das condições atuais da economia brasileira

 

A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra alta significativa da atividade e do emprego entre julho e agosto. É o terceiro mês de uma sequência crescente de avanços. O índice da evolução do nível de atividade da construção alcançou 55 pontos em agosto de 2022. Acima da linha divisória dos 50 pontos, o número indica expansão da atividade.

 

>> Confira aqui sonora com o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, para uso de TV e rádio

 

O índice de evolução do número de empregados passou de 51,9 pontos em julho para 53,1 pontos em agosto. De acordo com o gerente de Análise Econômica da CNI, é a mais forte e disseminada expansão no indicador de emprego da construção desde que o índice passou a ser mensal, em janeiro de 2011. “A expansão foi registrada em todos os setores da construção, em especial no setor Construção de edifícios, que puxou o resultado geral da Construção para cima”, explica Marcelo.

 

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) não variou entre julho e agosto e permanece em 68%. É o mais elevado nível de utilização da capacidade para o mês de agosto desde 2013.

 

Confiança da Construção aumenta em setembro devido às melhores condições atuais

 

O Índice de Confiança do Empresário (ICEI) da indústria da construção avançou 2,7 pontos, para 62,7 pontos. É a sexta alta consecutiva do índice, que acumula avanço de 5,9 pontos só nos últimos dois meses.

 

O avanço da confiança teve forte influência do componente de condições atuais, que avançou 5,1 pontos para 56 pontos. A alta indica uma percepção melhor dos empresários em relação as condições atuais da economia brasileira e das empresas na comparação com os últimos seis meses.

 

A construção espera alta da compra de insumos e matérias-primas, do número de novos empreendimentos e serviços, da atividade e do emprego nos próximos seis meses. E a intenção de investimento subiu pelo terceiro mês seguido.


Mais notícias

Horas trabalhadas da indústria de transformação recuaram em março, diz CNI

Museu 100 por cento interativo é atração inédita na XVI Feira da Indústria do Pará

Empresas terão R$ 110,9 milhões para inovar na cadeia automotiva: conheça os projetos

Museu 100 por cento interativo é atração inédita na reabertura do Centro Cultural SESI