31 de October de 2022 - 11h53

Roda de conversa na FIERO fala sobre prevenção do câncer de mama

A prevenção do câncer de mama, os cuidados com a alimentação, bem-estar e saúde mental foram os temas chave da roda de conversa promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais, SESI, SENAI e IEL, por meio da Gerência Executiva de Saúde, Supervisão de Recursos Humanos e Cerimonial. O evento híbrido ocorreu no salão de convenções da Casa da Indústria e foi acompanhado pelas demais unidades pela plataforma Teams.

A ação teve como convidadas, a médica Mastologista, Thais Agnese Lannes, a nutricionista Anaíta Perdesoli, a psicóloga Carla Tajala Silva Lino, a médica do trabalho do SESI Clínica de Porto Velho, Marciana Fróio, que além de dar dicas de saúde e alertar para a importância prevenção, foi a mediadora do bate papo entre as participantes, que contou ainda com a gerente de Saúde do SESI, Maria Lúcia da Silva Santos.

Na abertura, o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI, Alex Santiago agradeceu, em nome do presidente da FIERO, Marcelo Thomé, a participação das convidadas e reafirmou que a organização vem trabalhando para promover o bem-estar de todos os funcionários no ambiente laboral. “Eventos como esse servem para que obtenhamos informações acerca de um assunto sério quanto à prevenção de doenças como o câncer, com profissionais de excelência”, afirmou.

A mastologista Thaís Lannes desmistificou um pouco sobre sua área de atuação, e explicou que a área não está focada apenas aos tratamentos de câncer. “Estudamos todas as doenças da mama de uma forma em geral, e não nos restringimos a atendimentos às mulheres, pois doenças benignas e malignas também atinge os homens”, comentou. A profissional falou da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Quanto mais cedo ele é tratado, as chances de cura chegam à 95%, esclareceu.

A nutricionista Anaíta Pedersoli focou sua fala nos cuidados em uso de plásticos (copos, recipientes para armazenar alimentos, e outros), maquiagens e alimentos industrializados em excesso, pois muitos deste são fabricados utilizando componentes que podem causar câncer. “O ideal, é utilizar recipientes de vidro em substituição ás embalagens plásticas para armazenar mantimentos, substituir copos plásticos por canecas de louça, ou outro material não plástico, e usar, preferencialmente, maquiagens veganas”, ponderou.

Carla Lino explicou que o acompanhamento psicológico para os pacientes que enfrentam o tratamento da doença é muito importante, pois é trabalhado a parte emocional, a aceitação do tratamento. “Além do paciente, também atuamos com os familiares, que têm papel fundamental durante o tratamento da doença”, disse.

O evento promovido em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul foi elogiado pelas funcionárias que acompanharam a conversa. A assistente administrativa da supervisão de Licitação e Contratos da Casa da Indústria elogiou a iniciativa e se disse que serviu para esclarecer muitas dúvidas. “Eu não imaginava que homens poderiam ser acometidos de câncer de mama. Inclusive comentei com o meu marido sobre a importância da prevenção”, ressaltou.

A gerente da unidade SESI-SENAI de Ji-Paraná, Cintia Alves parabenizou a equipe organizadora pela ação realizada na última sexta-feira. “Excelente oportunidade para conhecermos sobre esse assunto tão delicado. Importante também a médica ensinar as técnicas do auto-exame das mamas e de como identificar os possíveis nódulos. Nossa equipe de Jaru também acompanhou e já aguarda as próximas rodas de conversas”, enfatizou.