13 de December de 2022 - 11h55

FIERO implanta Programa de Governança de Privacidades de Dados e realiza workshop sobre LGPD

Durante reunião realizada na última semana, na Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), o consultor Wagner Hiroshi Ueno, do SENAI Paraná, apresentou e fez a entrega final do Programa de Governança de Privacidade de dados em atendimento a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Do encontro participaram o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago, o superintendente Gilberto Baptista, o diretor do Jurídico, Marcelo Lessa e os integrantes do grupo de trabalho LGPD.

Hiroshi abriu a apresentação com uma retrospectiva do que foi realizado desde a primeira reunião quando foi abordado o que seria a LGPD, quais as frentes de trabalho e às adequações necessárias que a organização deveria efetivar.

“Completamos esse trabalho de seis meses, durante o qual foram feitos os levantamentos das informações de todas às áreas com foco em dados pessoais. No total foram 48 entrevistas com diversas áreas, como educação, saúde e as áreas compartilhadas, com o objetivo de mapear todos os dados trabalhados pela empresa, de que maneiras são tratados, armazenados e cuidados pelos colaboradores”, disse.

O consultor falou ainda que “a partir disso, passamos à fase do como faríamos a governança deste material. Como proteger estes dados para que sejam usados de maneira segura e garantir aos clientes que as informações estão devidamente protegidas e tratadas de maneira coerente e atendendo a todos os quesitos que a Lei exige”, explicou Hiroshi.

Para Hiroshi o trabalho efetivado pela FIERO está muito acima da lei. “A lei é impositiva, você tem de cumprir e pronto. Porém, o que estamos sugerindo para que a empresa realize, extrapolou o cumprimento da lei, e isso dá ainda mais credibilidade no ponto de vista do público alvo, ou seja, os clientes, fornecedores, parceiros e os próprios colaboradores”, explicou.

Também citou três tópicos fundamentais. O maior, para ele, a essência do trabalho, o inventário de dados, em segundo, a implementação do programa de governança com a implementação de cinco processos – gestão de incidentes, gestão de riscos, como são tratados os dados pessoais, como é feita a governança e como se faz a comunicação com o órgão regulador da LGPD, Autoridade Nacional da Proteção de Dados, e por último, mas não menos importante, é fazer essa grande equipe se conscientize e tenha treinamento adequado para ter o entendimento de tudo isso.

De acordo com o diretor Alex Santiago, na semana passada, a FIERO fechou um ciclo referente à implantação da LGPD e a partir de agora dentro do regramento da própria lei. “A Federação e seus braço operacionais, a partir deste trabalho, passa a colocar no seu fluxo de atividades e de processo, um controle ainda mais específico no que diz respeito à adequação. Isso traz a certeza de estamos agindo conforme a legislação, estamos atuando a partir de um modelo requerido pelas empresas de base nacional, e passamos a fazer parte de um pequeno universo, porque nem todas as empresas estão adaptadas à nova lei”.

Santiago destacou que esse é mais um passo à frente da FIERO, que traz para seu modelo de gestão mais uma ferramenta que dará a certeza e a tranquilidade de trabalhar conforme os requisitos exigidos pelas leis e principalmente, a da LGPD.

Este processo teve início há dois anos a partir de uma ação capitaneada pelo presidente Marcelo Thomé. “Então, foi formado um grupo de trabalho encarregado de internalizar todas às questões relacionadas a LGPD, dentro da Federação. É importante frisar que esse foi um trabalho realizado por muitas pessoas, incluindo aí os gerentes de unidade, os coordenadores de áreas e pontos focais responsáveis por mapear todos os processos, o que nos fez realizar em um ano essa implantação. Foi mais um trabalho em equipe, que trouxe frutos para o nosso Sistema”, afirmou Santiago.

O diretor do Jurídico, Marcelo Lessa comentou que agora vem mais uma fase importante, que é manter de pé o regramento dentro da Federação e seus braços operacionais SESI, SENAI e IEL. “Mapear e estruturar é árduo, no entanto, manter as engrenagens rodando corretamente, é fundamental, principalmente pelo fato de ainda estarmos nos adaptando, mantermos ativo tudo o que foi internalizado, para estarmos adequados aos requisitos da LGPD”, pontuou.

O superintendente Gilberto Baptista destacou que em um cenário de massificação de coleta e tratamentos de dados na internet, a lei de proteção de dados pessoais (LGPD – Lei 13.709) é uma forma de garantir que as empresas tenham seriedade para lidar com essas informações, além de deixar transparente o objetivo para sua coleta, armazenamento e processamento. “Ela é a legislação mais específica sobre privacidade e impõe, inclusive, multas pelo descumprimento de sua normativa. E a FIERO, como afirmou o diretor Alex, saiu na frente e agora conta mais uma ferramenta fundamental a partir da implantação do Programa de Governança de Privacidade de Dados”, finalizou.

O coordenador do Escritório Executivo, Alexandre Tavares frisou que o grupo de trabalho foi composto por oito pessoas, com perfil multidisciplinar, as quais se dedicaram 300 horas em conjunto com a consultoria do SENAI Paraná para que o ciclo da implantação do programa atingisse o objetivo e prazo desejado pela alta administração. “Somos gratos à alta administração por nos confiar essa missão e tenho a certeza que esse grupo sente orgulho de hoje entregar em conjunto com o consultor Wagner Hiroshi o Programa de Governança das entidades FIERO, SESI, SENAI e IEL”, ressaltou.

Complementando o processo, a FIERO, SESI, SENAI e IEL realizam nesta quinta-feira, 15, via plataforma Teams, às 15h30, o 1º Workshop sobre a Implantação do Programa de Governança de Privacidades de Dados (LGPD).