24 de February de 2023 - 16h15

Indicadores de crescimento de Rondônia são apresentados na primeira reunião do Conder em 2023

As diretrizes de incremento da economia para 2023 e um balanço das ações de fomento efetivadas nos anos anteriores (2019 a 2022) estiveram na pauta da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), realizada nesta quinta-feira (23), no Palácio Rio Madeira. Como membro titular do conselho, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou deste primeiro compromisso voltado ao diálogo sobre questões do desenvolvimento econômico local.

Na ocasião, o governador do Estado, Marcos Rocha, pontuou que Rondônia busca ser referência em economia verde e compartilhou projeções de desenvolvimento econômico. Com a perspectiva de que “educação é transformadora”, afirmou que durante seu último mandato 80% das escolas foram renovadas. Enfatizou ainda que as empresas estão entre as prioridades do seu governo.

O vice-governador, Sérgio Gonçalves, complementou: “nós temos muitos indicadores econômicos que comprovam que a economia de Rondônia melhorou, e isso mesmo durante uma pandemia. Entre eles está o de geração de empregos, onde o saldo é de 34.801 postos de empregos nos últimos quatro anos. Outro saldo positivo é o de abertura de empresas, que alcançou 15.211 novos negócios, um aumento de 59,8%, de 2018 para 2022. Além disso, o faturamento das empresas cresceu mais de 90%, comparando o ciclo de 2015-2018 e 2019-2022”.

De acordo com a SEDEC, durante os últimos quatro anos, por meio do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial de Rondônia (FIDER), foi concedido, pelo Conder, mais de R$90 milhões para o fomento do setor produtivo rondoniense, que trouxeram resultados exitosos relacionados ao Programa de Microcrédito Produtivo Orientado de Rondônia (PROAMPE).