25 de April de 2023 - 11h24

Setor contábil registra bens e finanças das entidades FIERO, SESI, SENAI e IEL

A Coordenação de Contabilidade da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e seus braços operacionais SESI, SENAI e IEL está dividida em segmentos como controle patrimonial, fiscal, contábil e legalização, consultoria e o setor contábil. A coordenadora Alexandra Alves, o consultor Dyego Alves, a analista fiscal Eliane Dantas, o analista patrimonial Antônio Rodrigues e as analistas contábeis Mauro Carvalho e Vanessa Gonçalves integram equipe.

A coordenadora contábil Alexandra Alves, explicou que o Setor Patrimonial faz a gestão e o controle de aproximadamente 30 mil bens, distribuídos entre todos os braços operacionais da instituição. Realiza inventários patrimoniais, monitora questões como vida útil e depreciação dos bens, baixa de bens, assim como transferências de bens, emissão de relatórios e realiza Leilões de Bens.

Quanto à parte Fiscal, Alexandra ressaltou que essa área é a responsável pela legalização federal e municipal, criação de CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, alterações, atualizações cadastrais, monitoramento e apontamento de impedimentos de emissão de certidões negativas. Também é responsável pela análise e classificação fiscal das Notas Fiscais de Serviços Eletrônicos - NFS (retenções e geração de todas as guias para recolhimento dos impostos de serviços tomados), e o envio de declarações EFD-Reinf - Escrituração Fiscal Digital de Retenções e outras informações fiscais que compõe as obrigações acessórias.

O setor conta ainda com a Assessoria Contábil, que utiliza os serviços de assessoramento na metodologia de planejamento e execução orçamentária, assessoramento à comissão de contas, na apresentação, interpretação dos demonstrativos contábeis, orçamentários nas análises mensais da execução orçamentária, assessoramento ao Conselho na apresentação e análises da prestação de contas. Assessoramento consultivo à equipe contábil sobre as normas contábeis, análises de controles internos, procedimentos contábeis e fiscais.

Já a contabilidade, conforme a coordenadora, que abrange FIERO, SESI, SENAI e IEL, tem como função registrar, analisar, controlar e evidenciar os atos e fatos de gestão financeira e patrimonial, gerir todas as informações inerentes aos setores de seu controle, e também dos demais setores da instituição, encaminhar as obrigações acessórias como SPED ECD e ECF.

A equipe contábil atende à todas as demandas exigidas por lei, mantendo-se sempre atualizado, para melhor transparência nas demonstrações contábeis e na gestão, transformando em número, todos os esforços envolvidos no desenvolvimento das Entidades do Sistema Indústria de RO, contando também com a Auditoria Independente que auxilia nessa conferência dos dados registrados.

Além da coordenadora Alexandra Alves, o setor conta com cinco colaboradores, o consultor Dyego Alves, a analista fiscal Eliane Dantas, o analista patrimonial Antônio Rodrigues e as analistas contábeis Mauro Carvalho e Vanessa Gonçalves.

Alexandra lembrou que a área de contabilidade deixou há tempos de ser considerado apenas uma técnica de registro de fatos e documentos com o objetivo de apurar impostos e resultados financeiros. “Hoje em dia é reconhecidamente uma importante ferramenta de gestão e controle de uma entidade, além de ser fundamental para o exercício da transparência. O mercado exige que o profissional contábil agregue valor para as instituições em que atuem, sendo assim, o profissional contábil precisa cumprir o objetivo fundamental da contabilidade, que é o de gerar informações úteis e confiáveis aos seus stakeholders, fazendo-se indispensável para o funcionamento e tomada de decisão da Entidade.

“A ética, honestidade, transparência, seriedade, credibilidade, comprometimento e integridade são balizadores inegociáveis deste setor dedicado à conferência, controle e apuração de tributos e impostos existentes, de todas as Casas”, finalizou Alexandra Alves.