26 de May de 2023 - 07h38

Anúncio do BNDES eleva qualidade do investimento, avalia presidente da CNI

Robson Braga de Andrade afirma que o crédito é elemento essencial neste momento, em que o país desenha sua política industrial. Os recursos devem ser direcionados à exportação, digitalização e inovação

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, afirma que o anúncio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), feito nesta quinta-feira (25), eleva a qualidade do investimento no Brasil e cristaliza o compromisso do governo com a necessidade de reindustrialização do país. Para Robson Andrade, o governo acerta ao focar os primeiros passos dessa agenda no incentivo ao investimento, exportação e inovação, por meio da disponibilização de crédito do BNDES em condições mais favoráveis de financiamento.

“A indústria brasileira precisa de recursos para, cada vez mais, apostar em digitalização, tecnologia e inovação. O custo elevado é apontado como principal barreira interna à adoção de novas tecnologias. Por isso, atualmente, mais da metade das empresas industriais não usa qualquer ou usa poucas tecnologias digitais. Só com a digitalização vamos superar a baixa produtividade e competitividade da estrutura produtiva para elevar o crescimento do Brasil, como mais empregos e mais renda”, diz Robson Braga de Andrade.

Na avaliação da Confederação, as linhas de crédito chegam em um momento importante para o país, que precisa urgentemente desenhar sua política industrial. O investimento ajuda a indústria acelerar o crescimento econômico, enfrentar desafios globais, como a descarbonização e a digitalização da economia, criar emprego e ampliar renda a da população.

Além disso, diz o presidente da CNI, investimento, exportação e inovação, juntamente com descarbonização, digitalização são eixos essenciais de uma política industrial executada em bases modernas e sustentáveis. Por isso, compõem a coluna vertebral do Plano de Retomada da Indústria, recém-apresentado pela CNI ao governo.

Robson Andrade explica que o anúncio do BNDES e a pauta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), focada em missões, estão em linha com as propostas do setor industrial.

O presidente da CNI reforça ainda que “a indústria tem grande expectativa na aprovação da Reforma Tributária, dado seu potencial para aumentar a competitividade das empresas e acelerar o ritmo de crescimento da economia”.

BNDES Exim Pré-Embarque vai fortalecer a exportação brasileira

A CNI avalia que o aperfeiçoamento do BNDES Exim Pré-Embarque, com forte redução da taxa de juros, vai fortalecer a exportação brasileira, sobretudo de pequenas e médias empresas. A previsão é de que o spread cobrado pelo banco será reduzido em cerca de 60%, no caso de micros, pequenas e médias empresas (MPMEs). A exportação é um vetor indispensável ao desenvolvimento do país, ao permitir o crescimento da produção, com reflexos positivos sobre renda e emprego.

O mecanismo da Taxa Fixa do BNDES em dólar (TFBD), por sua vez, facilitará o planejamento financeiro das empresas que têm receitas atreladas à variação do dólar e que desejam comprar máquinas e equipamentos. Assim, cumprirá papel relevante no incentivo ao investimento, variável chave para aumentar a capacidade de crescimento econômico brasileiro.

“A manifestação do governo de que pretende instituir uma espécie de ‘Plano Safra’ para a indústria nos anima. A destinação de recursos exclusivos para o financiamento das atividades industriais, à luz do que ocorre com as atividades agropecuárias, é fundamental, pois irá assegurar crédito em volume e condições condizentes com as oportunidades e os desafios do setor industrial”, afirma o presidente da CNI.