IMPRENSA
26 de May de 2023 - 09h06

A- A A+

Lideranças da FIERO destacam importância do Dia da Indústria e os investimentos para SESI e SENAI


Na data em que se comemora o Dia da Indústria – 25 de maio - a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), realizou nesta quinta-feira, um café da manhã para apresentar o programa de investimentos das instituições SESI e SENAI em 2023. O evento, realizado no salão de convenções da Casa da Indústria contou com a presença de diretores, empresários, lideranças sindicais, políticas, representantes das forças armadas, profissionais da imprensa e colaboradores do SESI, SENAI e IEL.

“O Dia da Indústria, uma data emblemática para todos nós”, afirmou o presidente da FIERO, Marcelo Thomé, “principalmente num ano em que o governo federal sinaliza o reconhecimento da importância do processo de reindustrialização com bases sustentáveis, algo que dialogue com os biomas que o país tem, uma indústria de baixa emissão, e pode até parecer clichê, mas não existe uma nação forte, economicamente desenvolvida e socialmente justa sem uma indústria forte”, disse.

Para Thomé, a marca que se pode deixar neste 25 de maio, é a importância do setor industrial na geração de emprego, pois agrega mais de dez milhões de trabalhadores e paulatinamente, a indústria ganha terreno e é fundamental que toda a sociedade rondoniense saiba que não existe nenhuma disputa entre o agro e a indústria, ou o comércio e o turismo, pelo contrário, os setores econômicos são complementares”, pontuou.

O líder empresarial finalizou parabenizando a indústria, empresários e os trabalhadores rondonienses pelo dia 25 de maio e destacando os investimentos de quase 36 milhões para diversas unidades do SESI e SENAI em todo o estado, reafirmando o compromisso da FIERO com o desenvolvimento de Rondônia.

Em seguida, o superintendente do SESI-IEL e diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago apresentou os investimentos para a reforma de acessibilidade do CAT - Albano Franco, construção do Observatório da Indústria e do HUB de Inovação, reforma do Departamento Regional de Rondônia – SESI-SENAI – DR, requalificação do SENAI Marechal Rondon e reforma do SENAI CEET, todos em Porto Velho.

Algumas escolas SESI-SENAI localizadas no interior do estado também serão beneficiadas, por exemplo, a obra de acessibilidade e urbanização na unidade de Ji-Paraná, reforma SESI Clínica de Cacoal, reforma SENAI CEET, construção da escola SESI de Referência em Vilhena.

Lideranças FIERO

Perguntado como definiria a indústria em uma frase, o vice-presidente de Assuntos Tributários, Edmilson Matos Cândido, ressaltou que a indústria, não é só transformar matéria-prima, é também para transformar a vida das pessoas.

Já o vice-presidente Institucional Francisco Maurílio de Holanda Vasconcelos, defende que a indústria, é a força da transformação gerando emprego, renda, riqueza e bem-estar social.

No ponto de vista do vice-presidente de Assuntos Legislativos José Marcondes Cerrutti, a indústria é o motor de desenvolvimento econômico atendendo os objetivos sociais mais relevantes com responsabilidade ambiental.

Segundo o vice-presidente de Assuntos Sociais, José Balbino Nascimento, a importância da indústria é sua capacidade de transformar uma sociedade mediante o crescimento da economia, geração de emprego e renda.

Indagado como resumiria a indústria numa frase, o vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ivandro Justo Behenck, afirmou que “a indústria faz da vida muito mais confortável e interessante, em tudo temos uma indústria que produz algo em especial para nossas vidas. Viva ao dia da indústria”.

O presidente do Conselho de Representantes da FIERO, Paulo Jair Kreuz também deu sua contribuição lembrando que “a indústria transforma valores, inspirando pessoas a serem referências e gerando o bem social”, disse.

Para o vice-presidente de Assuntos de Infraestrutura, Emerson Fidel Campos Araújo, enfatizando o social, a indústria significa transformação, emprego e renda.

A atividade industrial é essencial para a economia de qualquer país, pois transforma matéria prima em produtos e a vida de seus trabalhadores, com melhores salários e benefícios, comentou a vice-presidente de Assuntos da Micro e Pequena Indústria, Cida Mourão.

 


Mais notícias

SENAI-RO abre nova oportunidade para inscrição dos cursos gratuitos

Temas de interesse da indústria rondoniense fazem parte do diálogo com o vice-presidente da República

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI