IMPRENSA
29 de June de 2023 - 11h01

A- A A+

FIERO lamenta falecimento de ex-ministro da Agricultura

 

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) lamenta profundamente o falecimento do ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, ocorrido em Belo Horizonte-MG, nesta quinta-feira, 29. Engenheiro agrônomo por formação, atualmente, ocupava o cargo de presidente executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (ABRAMILHO).


Incentivador da pesquisa, ciência e inovação e enquanto ministro da Agricultura entre 1974 e 1979, Paolinelli foi o responsável pela modernização da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), transformando o conhecimento no campo. Foi o responsável por criar uma política de recuperação de áreas de pastagens degradadas do cerrado, transformando-as em terras produtivas e competitivas, aumentando a safra de grãos na região.


Rondônia se beneficiou com essa inovação e incremento da EMBRAPA, promovida por Paolinelli, pois a empresa foi fundamental por aprimorar a pesquisa principalmente, no cultivo do café no Estado, que hoje conta com uma cultura de alta qualidade. De acordo com os dados da Companha Nacional de Abastecimento (CONAB), a expectativa de produção de grãos rondoniense para o período de 2022/23, é de 3,6 milhões de toneladas, 16,1% maior que a obtida na safra anterior, com destaque para o café, que deve atingir a mais de 3 milhões de sacas de 60 quilos.


Por seu legado, foi vencedor do World Food Prize em 2006, prêmio que equivale ao Prêmio Nobel da Alimentação, e concedido a pessoas que contribuíram consideravelmente a população a melhorar a qualidade, quantidade ou disponibilidade de alimentos no mundo. Também foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz, em 2021 e 2022.


Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de dor.


Marcelo Thomé

Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia - FIERO


Mais notícias

SENAI-RO abre nova oportunidade para inscrição dos cursos gratuitos

FIERO marca presença na 3ª Reunião Ordinária do COMPEM

60 por cento das indústrias apontam carga tributária como fator de maior impacto na conta de luz, diz CNI

Gerência de Cacoal do SESI-SENAI apresenta os serviços e soluções para a nova diretoria do SIMAROM