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Começa amanhã, no Rio de Janeiro, torneio de robótica com 800 competidores de todo o país
Alunos de escolas públicas, privadas e do SESI disputam com robôs de até 2 metros e 56 kg e miniaturas de carros de Fórmula 1. Competições serão de 3 a 5 de agosto na Marina da Glória
O Rio de
Janeiro será palco de uma competição de tecnologia e engenharia, com a
participação de 800 estudantes de ensino médio de escolas públicas,
particulares e do Serviço Social da Indústria
de 23 estados e do Distrito Federal. O Festival SESI de Robótica Off
Season ocorre na Marina da Glória, de quinta-feira (3) a sábado (5),
com entrada gratuita para o público.
O torneio é
dividido em três modalidades, que envolvem robôs de até 56kg e 2 metros de
altura e réplicas em miniaturas de carros de Fórmula 1, disparados em uma pista
de 24 metros. Os estudantes competem em equipes e têm alguns meses para se
preparar para os desafios na pista e nas arenas.
Além da
velocidade do carro e do desempenho dos robôs, que precisam cumprir as
atividades e somar o máximo de pontos em partidas de 2m30s, os times são
avaliados pelos diversos recursos que utilizam para modelagem, construção e
programação das máquinas. Projetos sociais para levar ciência e tecnologia à
comunidade, gestão financeira e marketing das equipes, que funcionam como
empresas, também são critérios de avaliação.
“O que
parece apenas uma competição com robôs ágeis e carros que atingem 80 km/h é, na
verdade, uma fábrica de talentos. Com uma metodologia que aplica, na prática,
conceitos de ciências, engenharia, tecnologia, design e matemática, o chamado
STEAM, os alunos ganham conhecimento e habilidades técnicas e comportamentais
que vão moldar os profissionais que eles serão no futuro”, afirma o diretor de
Operações do Serviço Social da Indústria (SESI), Paulo Mol.
Uma nova
geração de engenheiros
Para conhecer mais os interesses e as expectativas dos estudantes, o SESI aplicou um questionário on-line com os competidores sobre as áreas e profissões que eles desejam seguir. Dos 829 respondentes (49,5% se identificaram como gênero masculino, 49,6% feminino e 0,9% outros), 51,7% querem a área de Engenharia ou de Ciências Exatas e da Terra.
Na
sequência, aparecem Ciências da Saúde (15%), Linguística, Letras e Artes
(11,8%), Ciências Sociais e Aplicadas (9,7%), Ciências Humanas (6%), Ciências
Agrárias (3%) e Ciências Biológicas (2,8%). Sobre a profissão, especificamente,
as que estão diretamente ligadas às atividades da robótica e aparecem entre as
mais citadas estão engenheiro (246), programador e carreiras ligadas à
computação (85), professor ou pedagogo (52) e designer (34).
Ao
ingressarem em uma equipe, os estudantes têm a oportunidade de entrar em
contato com áreas cujo ensino e aprendizagem ainda são deficitários no Brasil.
O impacto na formação é positivo e duradouro, já que as atividades despertam o
interesse e dão a base para os desafios que o jovem vai encontrar na formação
técnica ou acadêmica e no mercado de trabalho. Cada vez mais, são demandados
profissionais críticos, criativos, que resolvem problemas e sabem
programar.
Entenda as
modalidades
F1
in Schools: no projeto educacional da Fórmula 1, os
estudantes montam escuderias, com 3 a 6 integrantes. As equipes constroem um
carro em miniatura, réplica dos carros oficiais de corrida, que, impulsionados
por um cilindro de CO2, chegam a 80 km/h em uma pista de 24 metros. Eles
também montam um plano de negócios e de marketing para promover a
escuderia.
FIRST
Tech Challenge (FTC): a partir de um kit básico e da
criatividade para utilizar diferentes materiais, os estudantes constroem e
programam robôs de até 19kg, que precisam realizar uma série de atividades,
como carregar blocos e empilhar cones. Eles também apresentam portfólio de
engenharia para detalhar a criação e o funcionamento dos
robôs.
FIRST
Robotics Competition (FRC): semelhante à FTC, a FRC é mais
complexa porque os robôs são de porte industrial e chegam a 56 kg e 2 metros de
altura. Também precisam realizar atividades na arena, como se equilibrar em uma
plataforma. A competição é bastante consolidada lá fora, onde os times são
patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google,
GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar
talentos.
SERVIÇO
Festival
SESI de Robótica Off Season
Marina da
Glória, no Rio de Janeiro
Aberto
público de quinta (3) a sábado (18h) das 9h às 18h – com entrada permitida até
17h
Entrada
gratuita
GRANDES
NÚMEROS
88 equipes (30 FRC + 30 FTC + 28 F1 in
Schools) de 24
Unidades da Federação
800 estudantes
FRC: 344 (125 meninas e 219 meninos)
FTC: 222 (88 meninas e 134 meninos)
F1 in Schools: 154 (72 meninas e 82 meninos)
Total: 720 competidores (40% meninas e 60% meninos) + 80 mentores
(não temos sexo)
98 voluntários
FRC: 23 juízes + 10 voluntários de apoio a juízes e operação + 20
voluntários no Machine Shop
FTC: 15 juízes
F1: 20 juízes
10 "anjos" distribuídos em todas as competições
Total: 58 juízes + 40 voluntários de apoio
150 profissionais na organização do
evento
4.850 mil m² de área ocupada
2 pistas e 5 arenas de competição
1 pista de competição e 1 pista de treino de F1 in Schools com
225m²
2 arenas de competição de FTC e 1 de treino em 200m²
1 arena de competição FRC de 455m² e 1 arena de treino de
96m²
2 mil toneladas de equipamentos
Capacidade máxima: 5.000 mil pessoas
Resultado do questionário on-line com 829 competidores da robótica
- 298 (35,9%) querem Engenharia - Civil, Elétrica, Mecânica, de
Produção, Química, de Materiais, Ambiental, de Software, da Computação, de
Telecomunicações
- 131 (15,8%) Ciências Exatas e da Terra - Matemática, Física,
Química, Astronomia, Geologia, Oceanografia, Ciência da Computação e
Estatística
- 124 (15%) Ciências da Saúde - Medicina, Biomedicina, Enfermagem,
Farmácia, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Educação Física
- 98 (11,8%) Linguística, Letras e Artes - Letras, Linguística,
Artes Cênicas, Artes Plásticas, Dança, Música, Design, Comunicação Visual,
Jornalismo
- 80 (9,7%) Ciências Sociais e Aplicadas: Administração, Direito,
Economia, Contabilidade, Serviço Social, Comunicação Social, Turismo,
Biblioteconomia
- 50 (6%) Ciências Humanas - Filosofia, História, Antropologia,
Arqueologia, Sociologia, Psicologia, Geografia, Letras, Pedagogia
- 25 (3%) Ciências Agrárias - Agronomia, Engenharia, Agrícola,
Zootecnia, Veterinária, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Gestão
Ambiental
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