23 de November de 2023 - 11h28

Bolsista IEL Inova Talentos apresenta projeto na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da São Lucas

“Mais Rondônia: Eficiência Energética e Transformação Digital nas Empresas Rondonienses”, foi o tema do projeto apresentado pela bolsista IEL Inova Talentos (STI), Quézia Nicolle Monteiro Tavares durante sua participação na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Cento Universitário São Lucas Porto Velho. O projeto ficou na segunda colocação entre os dez melhores e recebeu menção honrosa concedido pela instituição de ensino superior.

Esta edição presencial de 2023 abordou a temática “As Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, em seções de debates e reflexões apresentando o atual estado da arte - uma referência ao estado atual de conhecimento sobre um determinado tópico que está sendo objeto de análise ou estudo, discutindo-se os avanços, os desafios e as perspectivas.

A bolsista apresentou o projeto em Rede Mais Rondônia, cujo objetivo é promover a eficiência energética e o aumento da produtividade nas empresas do estado de Rondônia. Durante a apresentação, Nicolle destacou a metodologia adotada para a execução do projeto nas empresas, incluindo a instalação de medidores inteligentes no quadro geral e a utilização da plataforma de gestão de consumo elétrico desenvolvida pelo IFRO.

“Os resultados obtidos após a implementação do projeto em 60 micro, pequenas e médias empresas de Porto Velho e Candeias do Jamari foram positivos”, afirmou Nicolle. “Registramos um aumento significativo de produtividade nas empresas, alcançando 28%, com redução de CO2 em 41% equivalente a preservação de aproximadamente oito árvores”, ressaltou.

Ainda conforme a bolsista, “os dados ressaltam o impacto positivo do nosso projeto não apenas no desempenho das empresas, mas também na promoção da sustentabilidade ambiental. Estamos entusiasmados com os resultados alcançados e confiantes da nossa contribuição para um desenvolvimento tecnológico e sustentável nas empresas de rondonienses”, comentou.

De acordo com Nicolle, o evento promovido pela São Lucas, é fundamental, pois foi realizado com o objetivo de estimular o avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas relacionadas de Ciências Agrárias, Biológicas,

Humanas, da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas e Engenharias e divulgar os resultados obtidos nos programas de Iniciação Científica e Pós-

Graduação para aumentar o intercâmbio de informações entre pesquisadores e estudantes de forma intra e interinstitucional.

“Apresentamos os resultados do desenvolvimento deste projeto que já foi finalizado com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aprovado pela chamada Digital.br da entidade”, explicou a bolsista, que ressaltou as parcerias do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e Secretária de estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Segundo o coordenador de STI do SENAI-RO, José Rafael Lopes o tema abordado por Nicolle, focado na aplicação prática de tecnologias para a transformação digital de micro e pequenas empresas, especialmente mediante um sistema de eficiência energética, é extremamente relevante. “Esta iniciativa não apenas demonstra o potencial inovador da nossa equipe, mas também destaca a contribuição significativa que podemos oferecer na formação de futuros profissionais em tecnologia e inovação”.

Para a consultora STI do SENAI-RO, Cleopatra Alves da Silva Caldeira “a participação ativa dos nossos bolsistas em eventos científicos reflete positivamente o compromisso do SENAI Rondônia com a pesquisa e inovação, e destaca a qualidade do trabalho e empenho realizado por nossa equipe, que teve o reconhecimento de ser classificado entre os melhores trabalhos apresentados nesta reunião cientifica e contemplado com a Menção Honrosa. Sentir este reconhecimento e importância do nosso trabalho realizado em conjunto nos traz inspiração e incentivo para atuar em projetos de inovação”, finalizou.