IMPRENSA
08 de May de 2025 - 17h34

A- A A+

SENAI-RO e UFJF firmam parceria para gestão de grandes paradas em usina hidrelétrica

Em uma iniciativa de destaque em inovação tecnológica, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (SENAI-RO), por meio do SENAI HUB, o Instituto SENAI de Inovação (ISI-TICs), de Pernambuco, e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG) firmaram uma parceria para o desenvolvimento de uma plataforma inteligente de gestão e monitoramento de grandes paradas na Usina Hidrelétrica Santo Antônio Energia (SAE), integrante do grupo Eletrobrás. As tratativas iniciaram em 2024, a partir de uma demanda da própria empresa que buscava soluções inovadoras para desafios do setor elétrico.


Com duração prevista para 18 meses e investimento total superior a R$ 2,4 milhões, o projeto une a experiência prática do SENAI-RO na implementação de soluções inovadoras voltadas à indústria com a expertise da equipe coordenada pelo professor Leonardo Honório, da UFJF, especializada em pesquisa aplicada e algoritmos avançados.


A parceria tem por objetivo enfrentar um dos principais desafios operacionais do setor elétrico, que é a complexidade da gestão das grandes paradas de manutenção. Conforme o gerente de Soluções em Tecnologia e Inovação do SENAI-RO, José Rafael Lopes, atualmente, essas atividades são conduzidas, em sua maioria, de forma manual, envolvendo centenas de tarefas simultâneas e sujeitas a erros humanos, atrasos e altos custos operacionais.


“A plataforma a ser desenvolvida aplicará inteligência artificial (IA), algoritmos avançados e machine learning (segmento de IA que permite que sistemas aprendam com dados e melhorem seu desempenho sem serem abertamente programados), que permite automatizar o planejamento, prever falhas e reprogramar cronogramas de forma dinâmica. Isso permitirá uma gestão mais eficiente, com menor tempo de inatividade e melhor aproveitamento dos recursos”, destacou José Rafael.


Entre as principais funcionalidades estão, a otimização de cronogramas com base em IA, a previsão de cenários de contingência, a reprogramação em tempo real das atividades, a integração com sistemas de gestão já utilizados e a geração automatizada de relatórios de desempenho.


Os resultados esperados incluem maior confiabilidade nas operações, redução no tempo de inatividade, alocação mais eficiente de recursos e um novo patamar de excelência na gestão de manutenção no setor elétrico. O trabalho em conjunto com os parceiros para o desenvolvimento desta solução coloca o SENAI-RO em um papel de destaque no cenário do conhecimento, reforçando sua atribuição como agente de inovação e parceiro estratégico no avanço tecnológico da indústria.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


Mais notícias

FIERO e governo de Rondônia desenvolvem projeto para impulsionar pequenos negócios locais

Alunos do terceirão do SESI conhecem ambiente acadêmico

Nota da FIERO sobre MP 1202-2023

Presidente da FIERO participa de diversos painéis na COP28