IMPRENSA
04 de January de 2024 - 18h03

A- A A+

Nota da FIERO sobre MP 1202-2023

A inclusão da reoneração da folha de pagamento na Medida Provisória 1.202/2023, editada pelo governo federal no final do ano, é vista com preocupação pelo setor produtivo. A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) sabe que o intuito é tentar garantir o cumprimento da meta do déficit zero proposto pelo Ministério da Fazenda, mas ao mesmo tempo não pode concordar com tal atitude, pois impede o crescimento e prejudica a competitividade da indústria e dos demais segmentos afetados.


Ao todo são 17 setores que desempenham um papel fundamental com o desenvolvimento econômico do país, gerando empregos formais e renda, que contribuem de forma significativa para a arrecadação pública, e que vinham sendo beneficiadas com a política de desoneração da folha de pagamento, uma medida eficaz e essencial, que ajuda para o aumento do PIB e das exportações, na tentativa de assegurar a estabilidade econômica e o crescimento de novos postos de trabalho.


A MP 1202/2023 impõe limite para a utilização de créditos tributários reconhecidos juridicamente em compensações, e revisa o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Evento (Parse). São medidas que causam estranheza, pois reduzem a capacidade de retomada do crescimento das empresas. O peso deste ajuste não pode ser sustentado apenas pelo setor produtivo.


A FIERO defende o diálogo para encontrar caminhos alternativos, sem que seja a diminuição ou simplesmente o corte de benefícios por meio de Medidas Provisórias, com o acréscimo de custos de tributação para as empresas. Entende que o poder público pode dar uma contrapartida diminuindo suas despesas para que nenhum setor seja prejudicado. Por fim, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico, social e sustentável do País.


Mais notícias

Presidente da FIERO participa de diversos painéis na COP28

Indústria da transformação segue estável em fevereiro em trajetória de desaceleração, diz CNI

Indústria pode se beneficiar com Feirão do Emprego

Brasil precisa formar mais de 77 mil técnicos industriais em 2023