IMPRENSA
09 de September de 2025 - 15h55

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SESI de Nova Mutum Paraná celebra a Independência do Brasil com atividades educativas

A Semana da Independência foi marcada por uma programação especial no Colégio SESI de Nova Mutum Paraná. O projeto buscou oferecer aos alunos uma compreensão mais ampla sobre esse marco histórico nacional, envolvendo-os em experiências participativas que uniram aprendizado, cultura e cidadania. As atividades foram realizadas ao longo da última semana, e envolveu todas as turmas da educação infantil e ensino fundamental I.


Na Educação Infantil, a professora Rosicleide Ramos de Souza, desenvolveu ações com a turma do Pré I, envolvendo contação de história, pintura da bandeira, dramatização do “Grito do Ipiranga” e brincadeiras como “Esconde-esconde da bandeira”, “Acerte o buraco” e quebra-cabeça dos símbolos nacionais. Essas práticas estimularam coordenação motora, percepção visual, linguagem e raciocínio lógico, além de aproximarem as crianças da história do país de forma acessível. A atividade também contou com a colaboração da mãe do aluno Ellay, Denise Pereira Silva, fortalecendo o vínculo entre escola e família.


No Ensino Fundamental I, as docentes Rosicleide e Ágatha Karoline Gomes do Nascimento, trabalharam com os alunos do 4º e 5º anos, propondo jogos e dinâmicas que integraram história, matemática, música e expressão oral. Entre as atividades, estiveram o quiz de perguntas sobre a Independência, exercícios com as quatro operações matemáticas, o jogo “Esconde-esconde da bandeira” e o desafio “Quem Sabe Canta”, voltado ao Hino da Independência. O envolvimento das turmas demonstrou interesse e entusiasmo diante dos conteúdos apresentados.


Segundo a pedagoga Priscila Felipe Coutinho, na Educação Infantil e no Fundamental I, o estudo da Independência do Brasil tem um papel fundamental, pois é nessa fase que surgem as primeiras noções de pertencimento, identidade e cidadania. “Ao cantar o hino, conhecer os símbolos nacionais e participar de atividades reflexivas, os alunos aprendem que fazer parte do Brasil significa também cuidar do próximo, respeitar as diferenças e contribuir para uma sociedade mais justa e solidária”, comentou.


Como resultado, foi possível observar maior interesse dos estudantes por temas históricos, fortalecimento do sentimento de identidade nacional, integração entre as turmas e desenvolvimento de habilidades como cooperação, escuta ativa, responsabilidade e expressão de ideias. Além disso, os conteúdos trabalhados dialogaram com diferentes áreas do currículo, consolidando o aprendizado de forma significativa.

Jornalista: Andréa Machado Minuto


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